247 – O Itamaraty acusa o diplomata Eduardo Saboia, que trouxe o senador boliviano Roger Pinto Molina ao Brasil, desencadeando uma crise diplomática entre Brasil e Bolívia, de ter sido "desleal à instituição" e de ter "infringido os princípios de hierarquia e disciplina". Sua sindicância sobre o caso já se arrasta há nove meses no Ministério das Relações Exteriores.
Em agosto do ano passado, Saboia transportou o parlamentar Boliviano, que diz ser perseguido politicamente, para o Brasil, por Mato Grosso do Sul, sem autorização. Molina estava asilado na embaixada brasileira em La Paz há 453 dias. O episódio causou a demissão do então ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota e uma crise com o governo do presidente Evo Morales.
Na avaliação da comissão da sindicância, não havia emergência médica no caso e, por isso, Saboia não precisava ter transportado o senador nessas condições. À época, Saboia alegou que havia risco de suicídio por parte de Molina, que estava cada vez mais deprimido na embaixada, em uma sala de 20 m², com visitas restritas.
Reportagem da Folha de S. Paulo deste domingo afirma, com base em telegramas diplomáticos e depoimentos secretos da sindicância de Saboia que o governo brasileiro questionou o senador boliviano se ele estaria disposto a "abrir mão do asilo enviando uma carta à presidente Dilma Rousseff". O senador não concordou com o plano.
Comentários edificantes:
comentários em "Itamaraty vê “deslealdade” de diplomata que trouxe Molina"
Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.