O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 17 de julho de 2019

A semente do fascismo assume varias formas: primeiro se intimidam escritores, depois se queimam os livros...

Numa terceira etapa, ocorrem perseguições, prisões e condenações.
No caso de Trump, supremacistas brancos se sentiram autorizados a atacar manifestantes pacíficos.
No caso da Justiça americana, o atropelador serial foi condenado a 400 anos de prisão.
E no Brasil?

Feira literária cancela convite à Miriam Leitão
 A organização da 13ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul (SC) anunciou ter cancelado a participação da jornalista Míriam Leitão no evento. Ela faria uma palestra no dia 15 de agosto. Uma petição com mais de 3 mil assinaturas foi encaminhada à feira pedindo o cancelamento da participação de Míriam e também do sociólogo Sérgio Abranches. Num dos trechos, ao se referir à jornalista, o documento diz que o repúdio é por “seu viés ideológico”. Míriam lamentou:
—Fomos convidados, Sergio e eu, para falar da nossa formação como escritores, dos nossos livros e dos livros que nos marcaram. A mesa “Biblioteca afetiva” nos entusiasmou: iríamos falar do que amamos tanto. Infelizmente, a intolerância foi mais forte, desta vez. Mas o livro sempre vencerá.
O coordenador geral da feira, João Chiodini, disse que a decisão de desconvidar a jornalista e o sociólogo foi tomada “com vergonha”, mas “para garantir a segurança dos convidados”.
— Logo depois que anunciamos (os nomes), recebi ligações, mensagens e comentários nas redes dizendo que os dois seriam recebidos com ovadas. É a primeira vez que isso acontece em 12 anos de evento —disse Chiodini.
As últimas edições da feira tiveram presenças diversas, do cantor Lobão à filósofa Márcia Tiburi, além do cartunista Ziraldo, do historiador Laurentino Gomes e do escritor Luiz Fernando Veríssimo. Para a edição deste ano está confirmada a presença da escritora Martha Medeiros e do escritor Paulo Lins.

3 comentários:

Nexo Safety Consultoria SST disse...

Bom dia Paulo
Espero que tudo esteja bem com você.
Me chamo Fernando se você puder me dar uma ajuda, ficarei grato.
Existe um meio em que eu possa visualizar a biografia da diretoria atual e anterior do IRB.
Parabéns pelo blog e pela coragem nos temas que aborda.
Um abraço.

Anônimo disse...

Artur Nogueira diz:
Olha quem acusa os outros de fascistas. Mas, eu pessoalmente não iria num evento com essas figuras hipócritas, cínicas, admiradores e defensores de bandidos. Mas a última palavra é dos organizadores do tal evento cultural, que levando em conta esses personagens, onde o cultural dá lugar ao proselitismo desses esquerdistas.

disse...

Manifestantes pacíficos ? Atacando monumentos a heróis Confederado? Tá de brincadeira!