4869. “Relações Estados Unidos-China: uma visão não imperial”, Brasília, 11 março 2025, 7 p. Disponível na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/128207302/4869_Relacoes_Estados_Unidos_China_consideracoes_historico_geopoliticas_2025_); blog Diplomatizzando (14/03/2025,
Relações Estados Unidos-China: considerações histórico-geopolíticas
Paulo Roberto de Almeida, diplomata, professor.
Notas sobre a mais importante relação bilateral da atualidade geopolítica.
Introdução: da importância das relações bilaterais no contexto mundial
A relação entre os Estados Unidos, como a primeira potência econômica planetária, e a República Popular da China, como a segunda maior economia do mundo, possivelmente a primeira dentro de alguns anos, constitui o elemento central das relações internacionais contemporâneas, uma interação complexa, multifacetada, que pode desenvolver-se de modo cooperativo, mas que também pode derivar para um enfrentamento direto, no plano militar, o que alguns analistas consideram que poderia ser a III Guerra Mundial. A dissuasão nuclear deve, possivelmente, evitar que alguma confrontação entre os dois gigantes derive para uma guerra frontal, mas fases de fricção e de acomodação devem se alternar no futuro previsível.
Cabe, como sempre em diplomacia, distinguir entre os interesses nacionais dos dois Estados e as posturas específicas dos governos que comandam os dois maiores países da atualidade, pois que, segundo o grau de convivência ou de belicosidade entre as duas grandes massas econômicas, tecnológicas e militares do século XXI, o cenário mundial será mais ou menos propenso ao equilíbrio de poderes ou a um novo enfrentamento geopolítico colocado em termos de hegemonia singular ou cooperativa.
(...)
Ler a íntegra neste link:

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.