sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Revista Será?; um excelente veículo, democrático, plural, de reflexões sobre o Brasil e o mundo da atualidade. Colaborações Paulo Roberto de Almeida

Hoje é sexta-feira, dia de um novo número da revista Será?, com a qual colaboro desde o final de outubro de 2025. A revista mantém um design excelente e é em seu site que eu capturo a relação, e os links, de todos os artigos anteriores, como abaixo. Acho que a minha nota curricular está um pouco extensa (ao final); talvez seja o caso de diminuir um pouco. Agradeço aos editores, em especial João Rego, o convite para expressar minhas opiniões sobre temas de minhas pesquisas e trabalhos, em especial sobre a atualidade internacional e a política externa e diplomacia do Brasil.

Brasília, 16 de janeiro de 2026 (Dia do Quixote, aos 421 anos da publicação da primeira edição da obra imortal de Cervantes, em 1605), objeto de minha postagem imediatamente anterior).

https://revistasera.info/author/paulo-roberto-de-almeida/

Autor: Paulo Roberto de Almeida

Paulo Roberto de Almeida

Paulo Roberto de Almeida, é doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Bruxelas (1984) e mestre em Planejamento Econômico pela Universidade de Antuérpia (1977); diplomata de carreira de 1977 a 2021, tendo servido em diversos postos bilaterais (Berna, Belgrado, Paris, Washington) e multilaterais (Genebra, Montevidéu). Foi professor no Instituto Rio Branco, na Universidade de Brasília e nos programas de pós-graduação em Direito do Centro Universitário de Brasília (Uniceub); é pesquisador sênior do Centro de Estudos Globais do Instituto de Relações Internacionais da UnB. Desempenhou-se como presidente do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI), como vice-comissário do pavilhão do Brasil na Exposição Universal de Xangai (2010) e como diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), do Ministério de Relações Exteriores (2016- 2019). Publicou diversas obras de relações econômicas internacionais, de política externa e de história diplomática do Brasil. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e do seu Conselho Editorial. Entre suas obras estão: Vidas Paralelas: Rubens Ricupero e Celso Lafer nas relações internacionais do Brasil (2025); Apogeu e Demolição da Política Externa: itinerários da diplomacia brasileira (2022); Formação da Diplomacia Econômica no Brasil: as relações econômicas internacionais no Império (2001; 2004; 2017).

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Livro Marxismo e Socialismo finalmente disponível - Paulo Roberto de Almeida

Meu mais recente livro – que não tem nada a ver com o governo atual ou com sua diplomacia esquizofrênica, já vou logo avisando – ficou final...