O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Da Diplomacia dos Antigos comparada a dos Modernos - Paulo Roberto de Almeida

Recuperei a imagem do poster que serviu de base para minha palestra, a convite do pessoal do Instituto Liberal do Centro Oeste, no final do primeiro semestre deste ano.
Aqui vai ela (gosto da segunda foto, aquele vazio todo da ONU: sintomático?).

E aqui a ficha do trabalho apresentado. Como se tratava de um contraste entre duas diplomacias, a dos antigos (que era moderna) e a dos "mudernos" (que é anacrônica), escolhi para começar minha apresentação o famoso texto de um liberal francês do início do século XIX, Benjamin Constant, De la liberté des anciens comparée à celles des modernes, e daí a adaptei às minhas necessidades.
Bem, tudo isso para apresentar o poster. Mas fiquem com o texto.


2822. “Da diplomacia dos antigos comparada à dos modernos”, Hartford, 4-7 maio 2015, 12 p. Artigo, da série clássicos revisitados, comparando a diplomacia dos antigos, ou seja, pré-2003, com a dos modernos, ou seja, dos companheiros, tomando como modelo o texto de Benjamin Constant, “De la liberté des anciens comparée à celle des modernes”. Mundorama (20/05/2015; link: http://mundorama.net/2015/05/20/da-diplomacia-dos-antigos-comparada-a-dos-modernos-por-paulo-roberto-de-almeida/); disponível em Academia.edu (link: http://www.academia.edu/12507205/2822_Da_diplomacia_dos_antigos_comparada_%C3%A0_dos_modernos_2015_). Disseminado no blog Diplomatizzando (link: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2015/05/da-diplomacia-dos-antigos-comparada-dos.html). Relação de Publicados n. 1178.

Nenhum comentário: