O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 6 de abril de 2010

2034) Ainda o assunto dos caças franceses: um cidadão de bom senso (e de coragem)

Admiro este cidadão, pronto a defender seus direitos cívicos e seu dinheiro (que é também o nosso).
Um Parlamento decente também investigaria o assunto em qualquer lugar do mundo...

MPF abre inquérito para investigar compra de caças
Por Nelia Marquez e Tânia Monteiro
Agência Estado, 6,04.2010

O Ministério Público Federal (MPF) em Brasília instaurou no dia 30 de março inquérito civil público para apurar as negociações em torno da compra dos 36 caças pelo governo brasileiro. A investigação foi pedida pelo procurador José Alfredo de Paula Silva com base em representação do cidadão Vinícius Vasconcelos.

Embora a operação de compra ainda não tenha sido formalizada pelo governo brasileiro, a portaria que instaurou o inquérito considera que a escolha pelos caças franceses já é uma decisão do governo brasileiro “por critério de política externa”.

De acordo com a portaria do MPF, o objeto da investigação é a preferência do governo brasileiro em “escolher o caça francês Rafale, desprezando as concorrentes Gripen (sueco) e super Hornet (norte-americano), cujas propostas tinham preços menores”. Conforme o texto, ao decidir pelos caças franceses, o governo desprezou o “princípio da economicidade”.

2 comentários:

Paulo Roberto de Almeida disse...

Bernardo,
De fato, este não é o espaço apropriado para fazer perguntas desse tipo. Eu tenho site e nele existe um instrumento de contato, que você pode usar para fazer perguntas que quiser, e eu responderei na medida das minhas possibilidades.
Não vou responder aqui, pois isto infringiria a regra que eu mesmo criei, e que está explicitada nos guidelines dos comentarios.
Paulo Roberto de Almeida

José Marcos disse...

CONTRAPONTO
Como contraponto ao discurso crítico sobre a compra dos aviões Rafale, envio um link sobre um vídeo que circula no youtube contendo uma análise do Brigadeiro Engenheiro Venâncio Alvarenga Gomes – formado em Engenharia Aeronáutica na turma do ITA de 1978 – que discorre acerca das dificuldades criadas pelos americanos na transferência de tecnologia para o Brasil. Eis o link: Embargo Tecnológico dos EUA contra Brasil – Palestra. http://www.youtube.com/watch?v=ejUBexU2M0g