O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Pausa... eleitoral (mas nao eleitoreira): os candidatos para outubro

Dentro em pouco, todos vamos nos chatear, pelo menos aqueles que estão no Brasil e que costumam assistir muito televisão (o que não é o meu caso, nem uma coisa, nem outra...)
Vamos (vocês vão) ter de assistir e ouvir muita bobagem, muita mentira, muita promessa vazia, muita cara de pau, com um ou outra frase verdadeira (talvez involuntária) aqui e ali. Um sufoco e um sacrifício...
Em todo caso, transmito a lista dos canditatos registrados no TSE, para fins apenas de conhecimento geral.
Não pretendo me ocupar dos nanicos, pois seria irrealista e non-sense...
Apenas três candidatos movimentarão os debates mais importantes, Dilma, Serra e Marina, cada qual empenhado em afundar o adversário e subir um pouco mais nas pesquisas.
Como sempre faço a cada eleição presidencial, pretendo seguir estreitamente programas e debates, propostas e promessas, mas apenas, seriamente, dos dois primeiros, pois mesmo Marina Silva me parece mais um voto alternativo sem condiçoes de subir muito.
Que vença o melhor (ops, impossível, por inexistência), ou antes, o menos pior...
Paulo Roberto de Almeida

Candidatos e candidatas:
(a presidente e a presidenta, pois esta imbecilidade também parece se firmar...)

1) Coalizão PT-PMDB (e outros partidos menores, como PCdoB, etc)
Dilma Rousseff (PT)
Vice – Michel Temer (PMDB)

2) Coalizão PSDB-DEM (e PTB e PPS)
José Serra (PSDB)
Vice – Índio da Costa (DEM)

3) Partido Verde
Marina Silva (PV)
Vice – Guilherme Leal (PV)

Nanicos:

4) Eymael (PSDC)
Vice – José Paulo da Silva Neto (PSDC)

5) Ivan Pinheiro (PCB)
Vice – Edmilson Silva Costa (PCB)

6) Levy Fidélix (PRTB)
Vice – Luiz Eduardo Ayres (PRTB)

7) Plínio de Arruda Sampaio (Psol)
Vice – Hamilton Moreira (Psol)

8) Rui Costa Pimenta (PCO)
Vice - Edson Dorta Silva (PCO)

9) Zé Maria (PSTU)
Vice – Cláudia Durans (PSTU)

2 comentários:

Mário Machado disse...

Professor,

Permita-me um comentário levemente paralelo a essa postagem. O candidato Eymael do PSDC é de fato um nanico, mas tem o melhor jingle político do Brasil, lembro desta canção desde a eleição de 1989 e seu refrão Ey..ey Eymael, um democrata cristão.

Perdão por esse comentário que nada agrega.

Abraços,

Danilo Belo disse...

Paulo Roberto,
só retificando as minhas palavras de um comentário anterior a respeito do tema "Diplomacia de Lula, poco de contradicoes". Especulações é realmente com S o que no teclado está perto do X, de uma forma breve o meu comentário com os meus dedos extremamente rápidos para comentar o tema anterior acabou cometendo uma grande fatalidade na gramática, algo sem correção e tirando todo o mérito do meu comentário. Mas por fim, peço minhas humildades desculpas por uma palavra errada no seu blog. No entanto, todas as suas palavras postas anteriormente me dá o direito de falar o mesmo a você, quanto a um cidadão como eu também poder argumentar de uma forma favorável ou contrária ao seu pensamento, um comentário do qual transpareceu um tanto quanto posicionado politicamente, mas como foi dito, você independentemente faz breves comentários e exposições de qualquer governo que esteja na situação com um intuito de uma melhoria a sociedade e maior conscientização. Fico grato por seus comentários, o admiro. Abraços