sábado, 15 de outubro de 2011

A frase do dia (do Professor): Marcel Proust



“A sabedoria não se transmite; é preciso que nós a descubramos fazendo uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar e que ninguém nos pode evitar. Porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas.”

Marcel Proust


Comentário recebido do Professor Orlando Tambosi


[A] frase do Proust me soa demasiado relativista. A ciência, por exemplo, não depende de pontos de vista.  Ah, os literatos e sua bronca contra a famigerada objetividade.


Meu comentário (PRA):
De fato, Proust é um literato e como tal não se julga preso a definições científicas. Entendo que a "sabedoria" de que ele fala é mais um conhecimento interior, uma sensibilidade, do que um conhecimento objetivo, comprovado pela materialidade de experimentos baconianos ou resultante da acumulação de provas empíricas.
Acredito, circunstancialmente, que a frase de Proust não se presta, efetivamente, ao trabalho do Professor, que deve, sim, transmitir conhecimentos e fazer com que os alunos apreendam a "sabedoria" que ele aprendeu nos livros e nos laboratórios, ou diretamente da observação da vida diária, da experiência prática.
Paulo Roberto de Almeida 

Um comentário:

  1. Caríssimo,

    a frase do Proust me soa demasiado relativista.
    A ciência, por exemplo, não depende de pontos de vista.
    Ah, os literatos e sua bronca contra a famigerada objetividade.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.