O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 5 de novembro de 2011

Mon sejour en France (3): antecipando a burocracia

A propósito deste meu post:
recebi este comentário de um estudante angustiado: 
[xxxx] deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Mon sejour en France (1): preparando o terreno (ec...": 
Poderia iniciar uma série intitulada "O surrealismo da burocracia". O pobre estudante de doutorado e trabalhador que vos escreve ja perdeu em um ano na França, muito, mas muito tempo fotocopiando documentos, attestations, montando dossiers, etc, etc... 

Comento (PRA):
Nem diga, meu caro. Eu ainda nem tirei o meu "visa scientifique", pois os franceses exigem tantos papéis -- alguns que eles mesmos precisam fornecer -- que eu ainda não consegui juntar todos para carimbar o passaporte. Tudo isso teoricamente por apenas 4 meses.
Mas, quando se fala de burocracias indestrutíveis como a francesa é assim mesmo. Por isso, mesmo agradecendo aos franceses a deferência, não deixarei de alertá-los que eles caminham para a decadência -- como o Brasil, aliás -- ao construir um Estado impossível, exigente, fiscalizador, benemérito, generosa, caro, difícil, exigente, todo poderoso, amado, temido, odiado, cobrado, enfim, presente do berço à cova, e por isso mesmo deixando pouco espaço para a liberdade dos cidadãos.
Por isso mesmo, a França caminha para a decadência, e isso não deixarei de comentar com meus alunos franceses ou latinos, ou quaisquer outros interlocutores: liberdade econômica é sempre bom, e produtiva, como já me permiti registrar neste post, que serve muito bem como alerta aos franceses e gauleses em geral (entre eles, os brasileiros, que seguem o mesmo caminho).
A França não faz parte do quadro, mas nem precisa: ela fica entre os países "médios" entre os avançados, e vai recuando cada vez mais. Comparada com a burocracia dos velhos mandarins, a da China, a dos novos mandarins é muito mais eficiente e dinâmica: 

Liberdade Econômica, IDH e Renda Per Capita de Países Selecionados

Nenhum comentário: