O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dia da Consciencia Negra: negra?; os demais nao tem direito a consciencia?

Curiosa essa insistência na "consciência" negra, na "dignidade" negra, em qualquer coisa "negra", ou afrodescendente e seus equivalentes funcionais, com toda a carga de racismo implícito embutido nos programas oficiais do governo.
O que é que se pretende?
Dizer que os negros são mais merecedores de atenção e carinho do governo que os brancos pobres?
Criar uma nação, uma cultura, uma sociedade apartada das correntes nacionais miscigenadoras e "misturadoras" de todos os brasileiros?
Instalar uma forma perversa de Apartheid?
Paulo Roberto de Almeida

Pela primeira vez, Dia da Consciência Negra será comemorado oficialmente no País

Roldão Arruda, de O Estado de S.Paulo

Lei foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff; proposta de criar novo feriado foi rejeitada no Senado
O próximo domingo será comemorado oficialmente, pela primeira vez, como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A lei que institui a comemoração foi sancionada na semana passada pela presidente Dilma Rousseff. Ao assinar o documento, ela ignorou uma antiga reivindicação do movimento negro para que incluísse a data no calendário dos feriados oficiais da República.
O projeto original de criação do Dia Nacional de Zumbi foi apresentado em 2003 pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que é descendente de ucranianos. Ao tramitar pela Câmara, um substitutivo propôs a inclusão da data na relação de feriados nacionais. Mas no retorno ao Senado, onde existe apenas um parlamentar negro, o gaúcho Paulo Paim (PT), a ideia foi rejeitada.
No Planalto, Dilma preferiu não alterar o projeto, mantendo a ideia de comemorar da data, mas sem parar o País. Em mais de duas centenas de cidades, porém, a data já é considerada como feriado.
Até o início da década de 1970, a principal comemoração relativa ao fim da escravidão no Brasil era o 13 de Maio – data em que a princesa Isabel assinou a chamada Lei Áurea, extinguindo oficialmente a escravidão. Em 1971, porém, em plena ditadura militar, um grupo de militantes negros do Rio Grande do Sul, decidiu que a melhor data seria a da possível morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Zumbi morreu em combate, após comandar durante mais de uma década um movimento de resistência contra a escravidão. Chegou a reunir milhares de rebeldes no Quilombo dos Palmares, em Alagoas.
===========
Aqui abaixo, mais um exercício de mistificação histórica e de demagogia política, uma promoção oficial do racismo e do Apartheid:


Mês da Consciência Negra
Zumbi dos Palmares – Presente, sempre!

O Brasil está de parabéns. A presidenta Dilma sancionou, no dia 10 de novembro, a lei que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. É um reconhecimento da contribuição cultural dos escravos negros para a construção da identidade brasileira.
Celebramos, no dia 20 de novembro, a memória do líder Zumbi dos Palmares, referência histórica dos negros na luta pela resistência à escravidão e pela busca de diretos e igualdade racial.
É no Rio Grande do Sul que encontra-se o grupo Palmares de Porto Alegre, um dos movimentos negros mais organizados do país. Formado em 1971, o grupo luta pelo reconhecimento histórico dos negros na Constituição Federal. Aproveito e faço uma homenagem ao poeta gaúcho Oliveira Ferreira da Silveira, um dos fundadores do Palmares de Porto Alegre, falecido em janeiro de 2009.
 É importante registrar o compromisso do Parlamento brasileiro com a luta por uma sociedade mais justa, solidária e com equidade racial, mesmo que a representação dos afrodescendentes no Legislativo ainda seja pequena.
Afirmo que o Troféu Raça Negra 2011, a mim concedido pela Faculdade Palmares na última semana, representa o reconhecimento do esforço de Deputados e Deputadas, negros ou não, na defesa das causas do povo negro, da garantia de seus direitos e na promoção da igualdade racial.
A igualdade é tema fundamental para o nosso país. O projeto, aprovado na Câmara e sancionado pela Presidenta, se soma ao projeto também já aprovado do Estatuto da Igualdade Racial. A Câmara dos Deputados vai continuar votando matérias de interesse do nosso povo, principalmente as que dialoguem com a questão da igualdade.

Viva Zumbi dos Palmares!
Viva o Dia Nacional de Consciência Negra!
Deputado Federal Marco Maia
Presidente da Câmara dos Deputados

2 comentários:

JOB FERREIRA DA CUNHA BANANAL - SP disse...

EU NÃO TENHO NADA CONTRA OS NEGROS . MAS ACHO UM ABSURDO SEPARAR UM DIA PARA O CONSCIENCIA NEGRA , E AS TAIS COTAS PARAS OS NEGROS NAS UNIVERSIDADES ...ADMIRO MUITO O SENHOR NEGRO QUE ESTA LÁ NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. ACASO ELE PRECISOU DE ( COTAS PARA NEGROS ) PARA CHEGAR ONDE CHEGOU ??????O MEU QUERIDO E AMADO BRASIL SÓ SERÁ UM PAIS DE PRIMEIRO MUNDO, QUANDO A CAPACIDADE DO CIDADÃO FOR COLOCADA EM PRIMEIRO LUGAR , E NÃO A COR DA PELE MALACHHA-MAVET@HOTMAIL.COM

Gabriela Cerqueda disse...

Comemorar o dia da consciência negra é dizer que o negro é diferente, especial, o que acaba ratificando o racismo... Se for para fazer um dia de consciência que seja uma que não tenha como principal a cor da pele. Talvez fazer um dia de consciência do pobre, porque assim remete à classe social, certo?? Agora, independente da cor da pele somos humanos e iguais, e não devemos dar nenhum motivo para que pensem o contrário. Concurso com você Paulo, assino embaixo. Grata. ;)