Ao agradecer ao Jonatham a gentileza destas palavras, não posso deixar de agradecer também ao Google, esse formidável instrumento de trabalho e de produtividade (que por uma vez desmente a conhecida asserção de que "there is no free lunch"), e que já me permitiu diversos outros motivos de felicidade (e até de surpresa), além e acima destes singelos "Alerts", como este que recebi me avisando desta postagem, que de outra forma poderia passar despercebida (mas não do Google, implacável em sua eficiência).
Para o video final, remeto igualmente à mesma fonte:
http://futilizzando.blogspot.com/2011/11/tat-tvam-asi-felicitacoes-paulo-roberto.html
Tat Tvam Asi - Felicitações: Paulo Roberto de Almeida
Nietzsche, filósofo alemão do século 19, dizia que 'o conhecimento é o maior de todos os afetos', similarmente, Paulo Roberto de Almeida atribuie o mesmo, mas ao contrário do grande filósofo - que se perdeu em seus devaneios cognitivos- PRA utiliza-os para promover (de certa forma) o desenvolvimento social, ou mais claramente, ilumnina a vida (mente) dos mais jovens (e velhos também), dando a eles a oportunidade de refletir o cerne do problema e entender a conjuntura não somente de seus país, como do mundo, é o 'pensar globalmente para agir localmente'.
Sua natureza de 'agitador revolucionário' dos tempos da juventude ainda se mantém, mas hoje reflexivelmente muduro enxerga que a mudança não acontece com gritos, balas e canhões, e sim através da educação, quer dizer, da 'tomada de consciencia' como diria Machado, e como ele acrescenta 'acredito na melhoria das pessoas por meio da reflexão, do constante estudo e da convivência inteletcual'. Essa 'convivência' mantenho com ele há mais de 5 anos, lendo e refletindo tudo que ele tem a me (nos) ensinar, e considerando tudo que aprendi, muito valeu a pena!
Comemora-se hoje seus 62 anos, com 34 prestados ao Serviço Diplomático, bem como professor e escritor. Desejou outrora viver 150 anos, para assim poder ler tudo que pretendia estudar, mas vendo que isso não seria possivel, pediu ao menos que a 'Mãe Natureza' lhe atribuisse o dom para poder organizar todos seus arquivos, listas de leituras e etc, contudo, como não posso ajudá-lo a desenvolver esse 'dom', apenas aguardo ansioso, para que num futuro próximo ou distante possamos admitar e (quem sabe) usar de suas reflexões nas análises socioeconômicas de um Brasil ainda In ascenção, no qual ele deixará sua marca como O Maior Construtor do Humaismo Diplomático.
Tat Tvam Asi - assim ele é. Distante, mas presente. Otimista, mas preocupado. Seus olhos expressam 'um misto de bondade e perspicácia', admira pessoas inteligentes, e despreza a falsidade (principalmente a intelectual).
Repeti a dose e fiz em seu aniversário passado um retrato simplório sobre sua vida e a obra:
http://futilizzando.blogspot.com/2010_11_01_archive.html
Abaixo há sua palestra na FAAP, onde ele ministra suas expectativas sobre o desenvolvimento do Brasil e como podemos crescer - ao menos, não estagnar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário