O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Aos que acreditam na divisao centro-periferia e na perversidade do centro contra a periferia: coloquio economia-mundo...

Tem crenças para todos os os gostos. Tem gente, por exemplo, que acha que os movimentos de protesto na Europa, o Occupy Wall Street nos EUA e a tal de primavera árabe (que já fenesceu faz muito tempo) fazem parte de um grande processo de desconcentração mundial, capaz de abalar os alicerces da hegemonia dos países centrais na economia-mundo, assim designada por um fiat de Wallerstein e outros, que se encantam ao descobrir a pólvora do academismo ingênuo.
Enfim, sempre é uma oportunidade para gente inteligente oferecer suas contribuições idem...
Paulo Roberto de Almeida


CHAMADA DE TRABALHOS
VII COLÓQUIO BRASILEIRO EM ECONOMIA POLÍTICA DOS SISTEMAS-MUNDO
Florianópolis, 26 e 27 de Agosto de 2013
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
DESIGUALDADES INTERNACIONAIS NA ATUAL CRISE SISTÊMICA

A crise do capitalismo mundial deflagrada em 2008 intensificou o debate sobre as desigualdades (econômicas, políticas, científico-tecnológicas, etc.) entre os estados nacionais que formam o sistema interestatal. A persistência da recessão nos países do Norte e do crescimento nos países emergentes nos leva a vislumbrar um cenário de maior equidade entre países. A presente revolução mundial - representada na consolidação dos governos de centro-esquerda na América Latina, no movimento Occupy Wall Street, na Primavera Árabe, dentre outros eventos - reforça as possibilidades de um sistema-mundo socialmente mais inclusivo. Por outro lado, atores governamentais e empresariais de países centrais reagem no sentido de conservar as hierarquias globais de riqueza e poder prevalecentes até então. União Européia, Estados Unidos e Japão são acusados de alimentar uma “guerra cambial” em detrimento dos países emergentes, de bloquear reformas na governança das instituições multilaterais, e de promover novos tratados internacionais - como a Trans-Pacific Partnership - que privilegiam seus interesses.

Em sua sétima edição, o Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo (EPSM) convida pesquisadores que utilizam a EPSM a investigar e discutir as forças atualmente em operação que reproduzem ou desafiam a estratificação do sistema-mundo capitalista em centro-periferia.

Como sempre, também são bem-vindos trabalhos sobre outros temas e épocas do moderno sistema mundial, que utilizem a EPSM como principal orientação teórico-metodológica.
Sub-temas sugeridos:
- A obsolescência das organizações internacionais construídas sob a hegemonia norteamericana;
- As relações sul-sul: sua trajetória, possibilidades, limites e contradições;
- O neo-desenvolvimentismo latino-americano;
- Os movimentos anti-sistêmicos no pós-crise;
- BRICS;
- A ascensão da China e os países em desenvolvimento: competição ou cooperação?
- A relação entre as desigualdades intra-nacionais e as desigualdades internacionais.
Instruções para submissão de trabalhos:
Nesta edição do colóquio, apenas trabalhos completos poderão ser submetidos.
Especificação da formatação: arquivo MS Word ou PDF, máximo de 30 páginas, espaço 1,5 e
tipo Times New Roman 12
Data limite para envio: 16/06/2013
E-mail para submissão: hpgpepsm@cse.ufsc.br
Mais informações: Chamada de Trabalhos VII Coloquio EPSM.PDF
Divulgação dos trabalhos aceitos na página do GPEPSM (www.gpepsm.ufsc.br): até
01/07/2013.
Comissão científica:
Pedro Antonio Vieira
Felipe Amin Filomeno
Marcelo Arend
Antronio Brussi
Comissão organizadora:
Pedro Antonio Vieira (coordenador)
Felipe Amin Filomeno
Helton Ricardo Ouriques
Luiz Mateus da Silva Ferreira

Nenhum comentário: