quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A derrocada final da Venezuela - Bernardo Santoro

A derrocada final da Venezuela
BERNARDO SANTORO*
Instituto Liberal, 12/11/2013

A notícia de hoje do Estadão sobre os novos passos da Venezuela rumo ao socialismo são assustadores. Agora o Presidente promete acirrar o controle de preços com a criação de um limite de lucros, além de aumentar a fiscalização desse controle.
Interessante notar que a disparada de preços só ocorre porque o governo venezuelano está tomando todas as medidas para aumentar a pressão inflacionária: expansão da moeda, altos gastos públicos, protecionismo, contratação de servidores, e daí por diante.

Com isso, o setor privado simplesmente não tem como manter os preços dos produtos, reajustando a alta forçada pelo governo, que depois diz que a culpa é dos empresários, que correm o risco até de serem presos.
A próxima etapa é aprovação de uma lei que dá plenos poderes ao Presidente venezuelano para dispor da economia como bem entender. Pelos cálculos do governo, falta um voto no Congresso, e já há um plano para cassar uma dissidente bolivariana que despertou dessa loucura. Sua suplente seria fiel ao Maduro e sua cassação resultaria na aprovação dessa lei autoritária.
Um regime tão anti-democrático, na fronteira do Brasil, pode trazer consequência geopolíticas muito ruins para toda a América Latina.


*DIRETOR DO INSTITUTO LIBERAL

2 comentários:

Eduardo R., Rio disse...

"Preço justo, ganância e a estupidez dos socialistas", de Rodrigo Constantino.
http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/economia/preco-justo-ganancia-e-a-estupidez-dos-socialistas/

Eduardo R., Rio disse...

"A espiral decadente da Venezuela", de Steve Hanke.
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1740

Postagem em destaque

Livro Marxismo e Socialismo finalmente disponível - Paulo Roberto de Almeida

Meu mais recente livro – que não tem nada a ver com o governo atual ou com sua diplomacia esquizofrênica, já vou logo avisando – ficou final...