O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Revista de Estudos de Defesa: ainda recebendo contribuicoes

PRORROGADO O PRAZO PARA SUBMISSÃO | 01/06/2018

CHAMADA PARA DOSSIÊ ESPECIAL DA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DE DEFESA (RBED) - Geopolítica, Defesa e Estratégia: O Resgate dos Estudos Geopolíticos na Contemporaneidade

O Dossiê será organizado pelos professores Wanderley Messias da Costa (USP), Selma Gonzales (ESG – Brasília), Augusto Teixeira Jr. (ECEME/UFPB) e Oscar Medeiros Filho (CEEEx/EB), e busca discutir o ressurgimento da geopolítica em diferentes abordagens, que permeiem o pensamento estratégico e a formulação de políticas nas áreas de defesa e de segurança internacional.

Convidamos os autores a trazerem contribuições sobre: i) a construção conceitual e epistemológica da geopolítica, ii) as categorias de análise geopolíticas e iii) novas abordagens teórico-metodológicas geopolíticas na atualidade. Para o recorte nacional, os editores incentivam a releitura dos estudos sobre Geopolítica no Brasil e seus reflexos sobre estratégias de defesa, desenvolvimento e política externa no século XX e início do século XXI.

Sugere-se, também, analisar a agenda geopolítica brasileira e sul-americana contemporânea, suas práticas, seus discursos e suas representações espaciais, considerando o contexto internacional notadamente marcado pela coexistência de elementos de política de poder entre as grandes potências e de ampliação de fluxos transnacionais. Nesse contexto, estudos sobre a estratégia brasileira de liderança regional no espaço sul-americano serão bem- vindos.

Os trabalhos poderão ser submetidos por professores, pesquisadores ou pós-graduandos, com titulação mínima de mestre de pelo menos um dos autores.

As submissões deverão atender às normas de publicação da revista, apresentadas em nosso site, e passarão pelo processo regular de avaliação em duplo cego.

A submissão deverá ser feita pelo sistema da RBED em sua nova plataforma (https://rbed.abedef.org/rbed) até o dia 01/06/2018, e identificadas como propostos para "Dossiê Especial: Geopolítica, Defesa e Estratégia 2018" no momento da submissão.

Em caso de dúvidas, entrem em contato conosco pelo e-mail rbed@abedef.org.

Atenciosamente,
Editoria da Revista Brasileira de Estudos de Defesa

Nenhum comentário: