O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 24 de agosto de 2019

Ministro-conselheiro da embaixada da China em Brasília, Qu Yuhui, sobre as relações bilaterais

Um simples comentário, em torno de minha percepção sobre o papel da China no sistema internacional: independentemente das concepções que se possa ter sobre o sistema político chinês – que cabe ao povo chinês decidir, mas que reconheço como autocrático, mas este é um problema interno da China –, ela tem um papel EMINENTEMENTE POSITIVO na economia global, a maior locomotiva em ação nos tempos atuais, com imensos benefícios para TODOS os países, desenvolvidos – aos quais ele "obriga" a ascender na escala do upgrade tecnológico, o que é positivo para todos – ou em desenvolvimento, aos quais ela provê de excedentes de pagamentos e de investimentos necessários. Ela também provê o mundo, os países em desenvolvimento em primeiro lugar, de "bens públicos", sem repetir a horrível história do colonialismo europeu na África, ou do imperialismo americano, arrogante como sempre foi. A China faz parte da história econômica mundial de uma forma que nenhum outro país esteve, e trouxe imensos benefícios ao Brasil.
Paulo Roberto de Almeida 

Diplomata chinês diz que crise sobre política ambiental do Brasil ‘é fabricada’

Critica posicionamento de europeus
Acha política ambiental ‘consistente’
'O país é 1 dos mais rigorosos do mundo, se não for o mais rigoroso, nas exigências ambientais', disse Qu Yuhui Pillar Pedreira/Agência Senado - 2.jun.2017
Poder 360, 23.ago.2019 (sexta-feira) - 20h08
Qu Yuhui, ministro conselheiro da Embaixada da China em Brasília, criticou nesta 6ª feira (23.ago) o posicionamento de países europeus sobre as queimadas na Amazônia. “Qualquer crítica a outro governo tem de ser cautelosa”, disse ele em entrevista a jornalistas.
Perguntado se considerava uma violação da soberania brasileira nos moldes das críticas que têm sido feitas ao governo chinês pela atuação nos protestos em Hong Kong, Qu disse que sim.
O tema central da entrevista era a situação na cidade chinesa que tem 1 sistema político especial, e na qual os protestos têm se intensificado nas últimas semanas. O governo chinês se queixa de críticas à atuação da política. Aproximadamente 400 pessoas foram presas, a maior parte de forma temporária.
O diplomata disse que “a crise ambiental brasileira é fabricada”. Ressalvou que estava falando por ele mesmo, pois não há posição oficial do país sobre o tema.
“A política ambiental do governo brasileiro tem sido consistente. O país é 1 dos mais rigorosos do mundo, se não for o mais rigoroso, nas exigências ambientais. As empresas chinesas que estão aqui atestam isso”, afirmou.
Disse também que as preocupações do governo brasileiro ao se opor à interferência externa na área são justificadas. “É legítimo o governo brasileiro manter a integridade territorial”, disse.
Qu está no Brasil há 5 anos. Mas trabalhou aqui também no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A política ambiental dos 2 governos é muito semelhante, ainda que ideologicamente sejam diferentes”, afirmou.
O presidente Jair Bolsonaro irá à China em outubro. Em novembro, o chinês Xi Jinping virá para o Brasil, na cúpula do BRICS, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Nenhum comentário: