O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Novas crônicas do Itamaraty bolsolavista: 17) Rumo à Idade Média (Semana 17) - Cronista Misterioso

 17) Rumo à Idade Média (Semana 17)

 

Por vezes me pergunto se, em seu delírio, Ernesto acredita ser Santo Agostinho, como o Quincas. Ou São Sebastião, que, se bem me lembro, acabou com a soberania de Portugal, e que nosso chefe reverenciou em sua possessão. Ou Santo Hilário, pois, afinal, a gargalhada é nosso último apupo. Fato é que o senhor ministro parece imbuído de missão divina, como quem busca salvar uma combalida civilização.

 

E dizem que ele conversa com as paredes, como eu. Mas que, em lugar de receber respostas desaforadas, ouve a voz de Deus. Sim, de Deus. E, talvez, esta suposta voz divina diga-lhe que, hoje, seu verdadeiro Vicário é Pio Trump; não o Papa, como creio eu, por dever cristão. Assim, seguimos, como bons fiéis, a Palavra de Trump, e combatemos o mal estar da civilização gestado pelos comunistas, pelo Papa e pelo Guterres. 

 

Deve ser mesmo um sábio iluminado, cumprindo sua cruzada divina. Rara avis in terris. Ou seria a voz divina que houve Ernesto um diabrete a passar-se por Deus? Ou seria ainda nosso líder um falso profeta, como em Mateus 7:22-23, a dizer asneiras em nome do divino?

 

Há pouco tempo, acreditava eu que retrocederíamos algumas décadas com esse desgoverno, apagando nosso capital diplomático em temas como meio ambiente, direitos humanos e desenvolvimento.

Hoje vejo que retrocedemos é em séculos. Os templários contemporâneos estão defendendo um governo centrado na figura do líder; atacando a separação de Poderes; criticando o racionalismo, a ciência e até o Iluminismo - que veem como espécie de “comunismo avant la lettre”. E, como não poderia faltar, estão nos ensinando que a Terra é plana!

 

Se seguirmos nesse passo, não nos bastará um chefe são. Precisaremos de um novo movimento das Luzes.

 

Pelo Iluminismo, reflitam.

 

Ministro Ereto da Brocha, OMBUDSMAN

 

Nenhum comentário: