O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Novas crônicas do Itamaraty bolsolavista: 18) Patriotas? (Semana 18) - Cronista Misterioso

 18) Patriotas? (Semana 18)


 

Alguém me explique esse patriotismo de quinta categoria. Hoje se enfia pátria para cá, pátria para lá, pátria acolá. E, ao mesmo tempo, bate-se continência para a bandeira de outro país. E flamula-se o símbolo de outros Estados em manifestações públicas. E se segue em tudo os desejos de outro país, como se a nossa grande pátria não tivesse vontade própria. Estamos fazendo nacionalismo para americano  ver.

 

Esta semana vimos, abobalhados, um vídeo do início de 2019 no qual o “Excelentíssimo” (atenção às aspas) Senhor Presidente da República afirma que gostaria muito de explorar a Amazônia junto com os Estados Unidos. A nossa reação é a mesma de Al Gore no vídeo: incompreensão e incredulidade

 

E qual não é a revolta de um velho ouvir isso? Um servidor que tanto trabalhou pela soberania da pátria e que tanto se empenhou para proteger nossas riquezas, sempre cobiçadas por potências estrangeiras. E que patriotismo é esse que dilapida o patrimônio da pátria?

 

Imagine, atento leitor, o que seria se outro infame governante batesse continência, em público, para a bandeira de, digamos, Cuba? Seria uma comoção nacional. Uma balbúrdia de copa do mundo.

 

A propósito, Sr. Presidente, por que Michelle recebeu R$ 89 mil de Queiroz e esposa? Ou, em inglês, para melhor compreensão dos patriotas: Mr. President, why did your wife Michelle receive R$ 89,000.00 from Queiroz and his wife?

 

Pelo resgate do verdadeiro patriotismo nacional, comovam-se.

 

Ministro Ereto da Brocha, OMBUDSMAN

 

Nenhum comentário: