O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Dossiê Nelson Werneck Sodré - livros e textos do grande intelectual marxista

Um dos grandes intelectuais marxistas do Brasil na segunda metade do século XX, com importantes livros sobre a história e a política no Brasil.
Paulo Roberto de Almeida
PUBLICAÇÃO DE UM PRECIOSO DOSSIÊ SOBRE NELSON WERNECK SODRÉ
REVIVENDO NELSON WERNECK SODRÉ
Fonte: cartaz de evento na Biblioteca Nacional por ocasião do centenário de Nelson Werneck Sodré
A EDITORA MARXISMO21 acaba de lançar um extensivo dossiê sobre Nelson Werneck Sodré, complexo intelectual que foi militar, crítico literário, jornalista, historiador, professor e escritor. Este dossiê permite o acesso a quase 40 livros, dezenas de artigos e entrevistas desse marxista brasileiro; livros, artigos e dissertações/teses acadêmicas de pesquisadores de sua extensa e variada obra são igualmente disponibilizados pela postagem de MARXISMO21 e acessível a todos que acessarem o seguinte endereço eletrônico: https://marxismo21.org/nelson-werneck-sodre/.
[Ver abaixo, PRA]
O enorme acervo de Nelson Werneck Sodré já tinha sido por ele mesmo preservado na Biblioteca Nacional, mas agora com esse grande esforço editorial foi dado um passo adiante para reviver a contribuição desse admirável brasileiro, formidável intelectual e autêntico nacionalista. Por ocasião das comemorações do centenário dele em 2011, ao abrir mão de meus direitos autorais sobre sua obra colocando-a toda em domínio público, eu almejava que ele pudesse vir a ser amplamente publicado e lido por todos aqueles que desejassem conhecer a História Brasileira e repensar os destinos de nosso povo. 
Com a disponibilização na internet desse abrangente dossiê, vejo assim se realizar um de meus mais esperançosos sonhos: o de manter viva sua memória e abrir as portas de sua obra para as futuras gerações. Desse modo, os múltiplos esforços intelectuais para a reabilitação de sua contribuição, esboçados a partir de 1970, e o impulso dado à divulgação de sua obra por ocasião do centenário ganham agora uma dimensão ainda maior ao abarcar um extenso e variado material colocado à disposição de todos. No momento atual em que atravessamos um lodaçal de corrupção, morte e destruição, é fundamental que as novas gerações conheçam a história e o pensamento de brasileiros de grande integridade, dedicação ao povo, combate pelo desenvolvimento de nosso país e afirmação nacional e democrática. 
Embora não sendo marxista, sou, portanto, profundamente grata a Caio Toledo e à Editora MARXISMO 21 pela organização desse dossiê. Trata-se de um consistente avanço para revitalizar a contribuição histórica de Nelson Werneck Sodré. Um intelectual e ser humano de sua grandeza extrapola os limites das divisões ideológicas e dos rótulos preconceituosos. Sua leitura expande e enriquece os mais diversos enfoques de pensamentos e o conhecimento da formação histórica brasileira. Espero que as pessoas das mais variadas convicções e pontos de vista possam deixar de lado seus antolhos e estreitezas intelectuais para ler e apreciar o extraordinário valor da obra que Nelson Werneck Sodré legou ao país. Enquanto a chama de brasileiros como ele for mantida viva, podemos ter a certeza que ultrapassaremos as trevas do momento presente e poderemos reconstruir um destino promissor para nossa nação. 
Cordialmente,
Olga Sodré

Nelson Werneck Sodré (1911-1999) teve uma vida fecunda em termos de produção intelectual e atuação política. Foi um cultivado autor, tendo publicado 56 livros e cerca de três mil artigos que tematizavam diferentes problemáticas teóricas (história social e econômica, política, cultura e literatura, teoria materialista, assuntos militares, imprensa etc.). Militar de convicções nacionalistas, sua obra historiográfica – orientada pela teoria marxista –, é uma referência obrigatória para o conhecimento da história social, política e cultural brasileira contemporânea. Pensador comprometido com as lutas políticas e sociais de seu tempo, Sodré foi, durante toda a ditadura militar – que o encarcerou e o afastou discricionariamente de suas fileiras – uma voz destemida na batalha pela redemocratização do país e, nos anos seguintes, um incansável crítico da ordem liberal-burguesa vigente nos “governos democráticos” da Nova República.
Este dossiê permite o acesso a quase 40 livros, dezenas de artigos e entrevistas do marxista brasileiro; livros, artigos e dissertações/teses acadêmicas de pesquisadores de sua extensa e variada obra são igualmente disponibilizados por esta postagem de marxismo21.
Editoria
******
I. Livros:
II. Artigos
III. Entrevistas:
IV.Arquivo com fotos, cartas, textos, livros:
V. Vídeos
VI. Comentadores e críticos da obra de Nelson Werneck Sodré
a) Coletâneas:
Marcos Silva (org.). Dicionário crítico Nelson Werneck Sodré
Paulo Ribeiro da Cunha e Fátima Cabral (orgs.). Nelson Werneck. Sodré: entre o sabre e a pena
b) Livro:
c) Dissertações e teses:
Pedro Bueno de Melo Serrano. A crítica bandeirante (1920-1950)
 d) Artigos:
Alexandre Manuel Esteves Rodrigues. Nelson Werneck Sodré e a história militar no Brasil
Alexandre Manuel Esteves Rodrigues. História e literatura em Nelson Werneck Sodré
Carlos Alberto Cordovano Vieira e Fábio Antonio de Campos. Imperialismo e questão nacional em. Nelson Werneck Sodré
Daniel de Souza Lemos e Louise Lanes Lemões. O lugar de Nelson Werneck Sodré no pensamento político brasileiro
José Geraldo dos Santos Junior. Nelson Werneck Sodré: um intérprete do Brasil
Lincoln de Abreu Penna. Nelson Werneck Sodré, presente!
Marcos Silva. Werneck Sodré Hoje
Octavio Penna Pieranti, Paulo Emilio Matos Martins. O Estado e a Imprensa no Brasil: Uma análise da obra de Nelson Werneck Sodré 
Paulo Ribeiro da Cunha. Nelson Werneck Sodré

http://www.artnet.com.br/gramsci/arquiv72.htm

Nenhum comentário: