O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Crianças fazem a diferença na defesa do Meio Ambiente: livros sobre ecologia

Companhia das Letrinhas e Pequena Zahar
Queridas leitoras, queridos leitores,

Com certeza você já ouviu dizer que o Brasil tem um papel fundamental na manutenção do ecossistema do planeta Terra. Abrigamos grande parte da floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo — responsável, entre outras coisas, por dois terços de toda biodiversidade mundial. Por mais que isso seja sempre lembrado, a interação do homem com o meio ambiente é muitas vezes pautada pela agressão e o desrespeito, e continuam ocorrendo queimadas, caça ilegal e outras explorações que colocam em risco não apenas as florestas e todos que nela vivem, mas o nosso próprio futuro.

Encontrar meios sustentáveis para que a sociedade possa cultivar uma relação cada vez mais harmoniosa com a natureza é nosso dever — e alguns livros podem ajudar crianças e adultos a aprenderem sobre nossos bens naturais e como preservá-los. Como Greta Thunberg disse, ninguém é pequeno demais para fazer a diferença — e todo gesto conta!

#LeiaEmCasa
Dica de leitura
NINGUÉM É PEQUENO DEMAIS PARA FAZER A DIFERENÇA
NINGUÉM É PEQUENO DEMAIS PARA FAZER A DIFERENÇA
Um livro ideal para os pequenos e grandes leitores que querem saber mais sobre a luta de Greta Thunberg para mudar o planeta ― e sobre como é importante participar dessa luta também.
ECOLOGIA ATÉ NA SOPA
ECOLOGIA ATÉ NA SOPA
No primeiro livro da coleção Sopa de Ciências, que mistura narrativa fictícia com informação, o leitor vai passear com as personagens Sofia e Violeta e aprender sobre ecologia e preservação do meio ambiente.
DIÁRIO DE PILAR NA AMAZÔNIA
DIÁRIO DE PILAR NA AMAZÔNIA
Em um giro na rede mágica, Pilar, Breno e o gato Samba vão parar em pleno rio Amazonas! Nessa aventura fantástica, eles vão se dar conta de que as árvores da floresta estão sendo destruídas e de que é preciso fazer alguma coisa para preservá-las.
BRASILEIRINHOS DA AMAZÔNIA
BRASILEIRINHOS DA AMAZÔNIA
O terceiro volume da coleção Brasileirinhos é dedicado exclusivamente aos animais que habitam a maior floresta tropical do planeta Terra: a Amazônia.
1, 2, 3 ESTRELAS! CONTANDO NA NATUREZA
1, 2, 3 ESTRELAS! CONTANDO NA NATUREZA
Uma libélula possui duas asas? Não, quatro! Onde se esconde o tatu de nove cintas? Atrás da árvore! E quantas estrelas povoam a imensidão do céu? Bilhões! Uma abordagem bem diferente dos números, através de uma viagem lúdica e colorida ao coração da natureza.
BRASIL 100 PALAVRAS
BRASIL 100 PALAVRAS
Para celebrar a biodiversidade brasileira, Gilles Eduar fez um livro em formato bem grande, repleto de imagens e também de informação. Para cada bioma há uma ilustração de página dupla, de onde se destacam alguns bichos e plantas, que, nas páginas seguintes, são apresentados em textos curtos recheados de curiosidades inesperadas.
JEMMY BUTTON: O MENINO QUE DARWIN LEVOU DE VOLTA PARA CASA
JEMMY BUTTON: O MENINO QUE DARWIN LEVOU DE VOLTA PARA CASA
Imagine a vida de um menino nascido na Terra do Fogo, na ponta da América do Sul, na primeira metade do século XIX, sendo levado à Inglaterra para ser “civilizado” e “educado” nos moldes do cristianismo e da classe alta inglesa. Inspirado na história real de Jemmy Button, esse livro é um relato sobre suas experiências extraordinárias.
NÓS: UMA ANTOLOGIA DE LITERATURA INDÍGENA
NÓS: UMA ANTOLOGIA DE LITERATURA INDÍGENA
Nesta belíssima antologia ilustrada, o leitor vai conhecer dez histórias contadas ou recontadas por escritores de diferentes nações indígenas.
SELVAGEM
SELVAGEM
Uma menina era livre e indomável selvagem, até o dia em que encontrou outros animais estranhamente parecidos com ela, mas que falavam errado, comiam errado, brincavam errado. Agora, ela vive no conforto da civilização. Mas será que a civilização vai se sentir confortável com ela?
QUAL É O SEU NORTE?
QUAL É O SEU NORTE?
Neste livro, doze contos folclóricos do Norte do Brasil são intercalados por páginas recheadas de muita informação sobre a cultura, a fauna, a flora e a ecologia da Amazônia.
O LÓRAX
O LÓRAX
Nesta fábula rimada de Dr. Seuss sobre a preservação do meio ambiente, os leitores vão conhecer o Lórax, uma criatura peculiar protetora das árvores de Trúfula — com copas coloridas, macias e cabeludas! —, e seu grande adversário, o Erumavez, que não via nenhum problema em derrubar as árvores para fabricar suas nãonecessidades.
Para brincar
Sabia que 3 de setembro é o Dia do Biólogo e 5 de setembro é o Dia da Amazônia? Nessas datas, nada mais legal do que parar para refletir um pouco sobre as nossas atitudes cotidianas, e pensar no que temos feito para preservar o  meio ambiente. Inspirados pelos livros que colocamos aqui, lançamos um desafio: que tal plantar uma árvore neste mês, tirar uma foto, postar no seu Instagram e marcar a @companhiadasletrinhas e a @pequenazahar? Vamos adorar ver como o Brasil está ficando mais verde com a ajuda de vocês!
Blog da Letrinhas

Os autores, parceiros há 25 anos, conhecem como poucos a fauna brasileira e lançam agora um livro de poemas e desenhos inéditos só sobre os bichos da Amazônia.

O ator, que recentemente contou histórias dos livros da Companhia das Letrinhas nas redes sociais, fala sobre ativismo ambiental, leitura, “novo normal” e filhos.

A ativista é o exemplo de como a mobilização de crianças e adolescentes pode ser uma das respostas para a crise climática. Veja como falar do assunto com os pequenos.
Socorro, Companhia!
E atenção: se você quiser um livro da Companhia das Letrinhas ou da Pequena Zahar e não encontrar, mande um e-mail para socorro@companhiadasletras.com.br ou uma mensagem para o WhatsApp (11) 94292-7189! #SocorroCompanhia
Pequena Zahar nas redes sociais:
FacebookFacebook
InstagramInstagram
Companhia das Letrinhas nas redes sociais:
FacebookFacebook
InstagramInstagram

Nenhum comentário: