Uma série de palestras virtuais sob os auspícios da Embaixada do Reino da Bélgica no Brasil
SES 809 – Lote 32 – Av. Das Nações - 70422-900 Brasilia (DF)
T +55/61/3443 1133 • M +55/61/992047470
http://www.brazil.diplomatie.belgium.be/ - https://twitter.com/BelgiumMFA
O ano de 2020 marca o centenário da visita do rei da Bélgica, Albert I ao Brasil, um marco na história da relações diplomáticas entre os dois países. Por este motivo, a Embaixada da Bélgica no Brasil está realizando uma série de eventos culturais e artísticos a esse propósito. Uma parte desses eventos, para se adequar aos tempos de pandemia da COVID-19, consistiu numa série de palestras virtuais. Distinguido por um gentil convite do embaixador Patrick Hermann, tive a honra de não apenas abrir a série, como apresentada a seguir, como também de preparar um texto para essa ocasião, sobre o qual informarei mais abaixo.
1) 1/5 Série: Visita Real Belga em 1920 - Prof. Dr. Paulo Roberto de Almeida
1,1 mil visualizações · Há 7 semanas
2) 2/5 Série: Visita Real Belga em 1920 - Profa. Dra. Janete Fonseca
3) 3/5 Série: Visita Real Belga em 1920 - Profa. Dra. Luciana Fagundes
376 visualizações · Há 4 semanas
4) 4/5 Série: Visita Real Belga em 1920 - Profa. Dra. Maria Izabel Ribeiro
5) 5/5 Série: Visita Real Belga em 1920 - Sr. Giannetti e Sr. Storms
Aqui, o trabalho especialmente preparado para esta ocasião, que será disponibilizado pela embaixada da Bélgica numa publicação oficial, mas que já coloco à disposição dos interessados:
Apresento a seguir algumas imagens desse evento, que produziu uma profusão de fotos, matérias em revistas e jornais da época, altamente significativas das inúmeras conexões históricas e das relações bilaterais entre o Brasil e a Bélgica.
Finalmente, informo que meu amigo e colega acadêmico Marcilio Toscano Franca Filho, professor na Universidade Federal da Paraíba, publicou um artigo sobre essa visita, em colaboração com Georges Martyn: "Quando o Rei Soldado encontrou o Soldado da Lei: O Estado de Direito e os 100 anos da visita dos reis belgas ao Brasil", que eu reproduzi em meu blog e cuja leitura recomendo:
Cem anos da visita do rei Albert, da Bélgica, ao Brasil - Georges Martyn e Marcilio Franca
Parabéns à embaixada da Bélgica, meus agradecimentos ao embaixador Patrick Hermann pelo convite, e meus votos de sucesso nos futuros grandes eventos comemorativos das relações do Brasil com o Reino da Bélgica.
Brasília, 16 de setembro de 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário