quarta-feira, 12 de março de 2025

Pequenas notas "negativas": inflação, vacinas, morticínio na Ucrânia - Paulo Roberto de Almeida



Não! O novo secretário antivacinal da Saúde, nos EUA, ainda não é responsável pelas recentes mortes por sarampo em alguns estados daquele país mais desenvolvido e avançado do mundo. Esses estados já apresentavam uma baixa cobertura vacinal tradicionalmente, numa taxa bem abaixo da ideal.
Sim, o antivacinal convicto Robert Kennedy Jr. será o responsável exclusivo pelas próximas e futuras mortes de pessoas (adultos e crianças) por sarampo e outras enfermidades que poderiam ser facilmente combatidas por campanhas de vacinação em massa.
Serão feitas? Duvido que ocorra em nível federal, tanto porque os estados possuem "soberania" nessa e em outras esferas (como pena de morte, por exemplo).

De certa forma, a postura antivacinal já é uma espécie de "pena de morte" sobre cidadãos inocentes, sobretudo crianças.

Não! O governo Lula não é o responsável direto pelos aumentos de preços de alimentos (e de outras coisas também). Preços sobem pelo desequilíbrio entre a demanda, em expansão, e a oferta, que não consegue atender o mercado.
O governo Lula só é "culpado" pelo aumento do emprego e da renda, coisas boas em si, mas que estimulam a demanda, em descompasso com o potencial de crescimento ou de oferta total de bens e serviços.
Muito da demanda ampliada é o resultado direto do aumento da liquidez, inteiramente a cargo do governo, no seu afã de "colocar mais dinheiro no bolso do cidadão", como quer o presidente.

Vai que uma coisa "case" com a outra... 


Não! Trump não é o responsável direto pelo aumento do número de mortes (assassinatos) provocados pelas forças russas em sua guerra de agressão à Ucrânia, que já completou três anos. Putin é o principal responsável pelo morticínio, que ele provocou deliberadamente e que pretende manter indefinidamente, até conseguir cumprir seus objetivos insanos.
Trump é apenas responsável pelo número de mortes ADICIONAIS de ucranianos, e pela destruição continuada do patrimíonio material do país, no seguimento de sua interrupção de ajuda militar e cessação de fornecimento de inteligência tática.
Sim, ambos, Trump e Putin, são responsáveis por diversas grandes e pequenas tragédias, não só na Ucrânia, mas no mundo inteiro.
O mundo ficou temporariamente dominado por dois autocratas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.