O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Um agradecimento a uma homenagem: a mim mesmo - Paulo Roberto de Almeida

Self-explaining, I think.
Em todo caso, transcrevo aqui a mensagem recebida do Uniceub:

Convidamos professores e alunos a participar do lançamento do edital 2013 do Prêmio UniCEUB de Mérito Acadêmico no dia 7 de maio de 2013, terça-feira, no auditório do bloco 1, às 9h30. Na oportunidade, será divulgada a classificação final e realizada a cerimônia de premiação do edital 2012 do Prêmio.
O Prêmio UniCEUB de Mérito Acadêmico foi instituído pelo reitor do UniCEUB e tem como objetivo valorizar e tornar públicos os integrantes da comunidade acadêmica que contribuem para o reconhecimento do UniCEUB como centro universitário de referência nacional. 
UniCEUB 

Esclareço, apenas, que pela minha contagem, eu devo ter feito algo em torno de 220 pontos, essencialmente devido a publicações, meu vício incurável.
Alguém já disse que eu represento 50% do "PIB" publicado em matéria de produção acadêmica e contribuições intelectuais agregando ao bom nome da instituição. Acredito...
Abaixo, minha carta de agradecimento, por ter sido distinguido com o Primeiro Prêmio, geral, ou seja, máximo.
Paulo Roberto de Almeida 


Hartford, 7 de Maio de 2013
À Reitoria do Uniceub
À Diretoria Acadêmica

Magnífico Senhor Reitor Getúlio Américo Moreira Lopes,
Excelentíssimo Senhor Professor Carlos Alberto da Cruz,

Gostaria de, mesmo à distância, agradecer muitíssimo a distinção que acaba de me ser concedida no quadro do 1o. Prêmio UniCEUB de Mérito Acadêmico, relativo ao ano de 2012. Algum mérito realmente posso exibir, muito em função de minha produção acadêmica publicada, de minha participação constante em eventos da área e também de minha presença em diversos veículos de comunicação, do Brasil e do exterior, através dos quais tenho podido realçar, sempre, minha vinculação a essa instituição, em especial aos programas de mestrado e doutorado coordenados de maneira muito competente pelo Prof. Dr. Marcelo Dias Varella, que me representou na cerimônia realizada nesta manhã, à qual não pude comparecer por estar no exterior a serviço do Governo.
Mas, e quero enfatizar devidamente este aspecto, o mérito que me foi tão generosamente atribuído também pertence, e bastante, à própria instituição, que tem sabido valorizar seu corpo docente, bem como o conjunto de servidores, pelo excepcional ambiente de trabalho oferecido, pelo reconhecimento dos esforços de cada um no desempenho das funções que lhes são atribuídas, e por suas políticas altamente efetivas de suporte material, humano, logístico e propriamente acadêmico, sem as quais o desempenho de todos e cada um não seria possível com o rendimento, a dedicação e a produtividade, que constituem marcas registradas do UniCEUB desde longos anos.
A partir da constatação acima, concluo que estes dois aspectos – meu próprio esforço na docência e na produção intelectual, por um lado, e as formas pelas quais o UniCEUB contribui, por outro lado, para que estes esforços sejam canalizados em proveito dos alunos, valorizando seu corpo professoral – se combinam de maneira virtuosa para fazer da instituição, sem qualquer sombra de dúvida, a melhor do Centro-Oeste e, possivelmente, uma das melhores do Brasil, tanto no campo privado quanto no confronto com as grandes instituições públicas de ensino superior (com a peculiaridade de que o UniCEUB está continuamente avançando, e o mesmo talvez não possa ser dito das universidades públicas). De fato, os professores do Uniceub cumprem o seu papel quanto aos fins – que são os da capacitação pessoal, intelectual e técnico-científica, de cada um de seus alunos, de sua proficiência futura no campo profissional, da formação de recursos humanos de qualidade para o desenvolvimento brasileiro – mas não poderiam fazê-lo se o UniCEUB não lhes fornecesse os meios adequados para tanto. Fins e meios estão muito bem atados no UniCEUB.
Desde meu afastamento temporário do magistério direto – embora continue vinculado aos programas, pela orientação à distância, pela participação na avaliação da produção dos inscritos, por meio de diversas outras formas sempre coordenadas pelo Prof. Marcelo Varella – tenho continuado a valorizar e realçar minha vinculação à instituição, de que são provas o cabeçalho deste modelo de papel carta, e o registro de minha qualificação acadêmica nas atividades de que venho participando nos EUA, bem como em diversos trabalhos redigidos em inglês, que estão sendo aqui publicados. Já fiz palestras, sempre esclarecendo que falava como acadêmico, e não como diplomata, na University of Connecticut Business School, no Brazil Institute da University of Illinois, em Urbana, e participei de seminários nas universidades de Yale e de Chicago. Participarei proximamente de eventos em Baltimore (Society of Economic and Business History) e nas universidades de Brown, Harvard e Connecticut, nos EUA, e na de Ottawa, no Canadá, bem como farei palestras sobre o Brasil e a América Latina no Foreign Service Institute do Departamento de Estado, em Washington, DC.
Desejo, finalmente, agradecer mais uma vez a boa disposição do Uniceub em me manter vinculado a seu corpo professoral mesmo quando afastado temporariamente das atividades docentes, o que ocorreu, por breve tempo, em 2009 – quando fui Visiting Scholar na Universidade do Illinois –, em 2010, por tempo mais largo – quando estive a serviço do Itamaraty na China –, novamente no primeiro semestre de 2012 – quando fui professor convidado no Institut de Hautes Études de l’Amérique Latine, da Universidade de Paris –, e neste momento, quando estou a serviço do Governo brasileiro no Consulado Geral do Brasil em Hartford.
A todos, novamente, os meus agradecimentos pela distinção do Prêmio, ao Prof. Marcelo Varella pelo encargo de me representar na cerimônia de premiação, e a saudação especial do

Paulo Roberto de Almeida
Professor, Diplomata

C.c.: Prof. Dr. Marcelo Varella

Nenhum comentário: