O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Across the Empire (4): de North Platte, Nebraska, a Denver, Colorado


Crossing the Empire, 2014 (4)
de North Platte, Nebraska, a Denver, Colorado


            Nada de extraordinário na viagem em si, ou seja, o percurso de estrada, mas sim no início e no final. Começamos por passar uma excelente noite neste hotel de “beira de estrada”, na verdade o maior da cidade (pequena) e da região (condado de Lincoln, como existem dezenas, centenas em todos os estados dos EUA). Carmen Lícia adotou os Quality Inns, como padrão para etapas de estrada, com razão.
            Os Quality Inns têm se revelado uma excelente surpresa, um preço camarada para uma qualidade excelente, pelo preço, mas desta vez fizemos um upgrade: uma suite de luxo, com jacuzzi (aliás não usada, pois não podia ser mais brega, em pleno living, ao lado da cozinha; deve ser coisa de gays). Pedimos salmão no quarto e duas taças de vinho, pois estávamos cansados da viagem do dia anterior. A despeito disso fui até de madrugada, terminando a informação sobre Des Moines e Omaha.
            Como não podia deixar de ser, o Hotel também homenageia o herói da região (junto com John Wayne, nascido bem perto), Buffalo Bill, por meio deste tapete, junto ao qual também apareço numa foto tirada por Carmen Lícia.
 
            Pela manhã, fomos à grande atração da cidade, o Trading Post Fort Cody, que tem tudo para figurar na coleção de breguices americanas imortalizadas por Umberto Eco no seu Viagens na Irrealidade Cotidiana (que li antes de conhecer os EUA, e achava que o autor estava exagerando, para depois descobrir que não: o kitsch é absolutamente normal neste país, e ele vai muito bem de saúde e de vigor, ainda que com muitos “made in China” em substituição aos antigos “made in America”).
            Na entrada, o painel com o matador de bisões e de índios (antes que ele se tornasse o primeiro show man americano e planetário, com seus espetáculos juntando índios, cavalaria e ele próprio, como o grande desbravador do oeste americano.
 Os politicamente corretos que lerem o que está no cartaz da parte de baixo não vão gostar: o homem se orgulhava de ter matado 4.280 bisões em oito meses.

           
            Não seja por isso, o interior do forte, e do trading post, é um pequeno museu em homenagem ao espírito desbravador dos americanos, com muita coisa de época, inclusive cartas e fotos do próprio William F. Cody (e de sua mulher, que sobreviveu cinco anos à sua morte em 1917), e muitas outras maquetes. No interior do forte, em tamanho real, peças típicas da época, como esta carroça, ilustrada pela presença de Carmen Lícia. 
            Eu fiquei ao lado de um bisão varonil, perfeitamente pintado e resinado para resistir às chuvas que pegamos ontem, com pedras de gelo e ventania.
            Feitas as compras no “trading post” (cartões, bijouteria, camisetas, magnets, e outros gadgets), saímos para as 260 milhas que nos separavam de Denver, nossa primeira grande parada. Aqui escolhemos um Residence Inn, da cadeia Marriot, também super confortável, com cozinha completa e em pleno centro da cidade. Andamos um pouco pela cidade e passamos num supermercado para as compras da noite: salmão, salada, arroz, frutas, e mais um vinho francês na loja em frente ao supermercado (que vende cerveja, mas não vinho). Carmen Lícia preparou um excelente jantar, e depois eu ainda andei em volta do hotel para espairecer pela noite.
            Nesta segunda, Labor Day, tudo estava fechado, obviamente, menos os sindicatos, protestando em favor de um mínimo de 15 dólares a hora.
            Amanhã, terça-feira, dia 2/09, começa verdadeiramente nossos passeios pela cidade. Além dos museus mais famosos, e do túmulo do Buffalo Bill (sacré bonhomme), vamos ao jardim botânico, mas não para ver plantas, e sim as esculturas em vidro do Chihuly, artista famoso, com obras em todas as partes, como esta aqui que fotografei no museu Joslyn, de Omaha.

Boa noite.
Denver, 1 de setembro de 2014


Nenhum comentário: