O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Across the Empire (5): em Denver, num jardim botânico de vidro (Chihuly)


Crossing the Empire, 2014 (5)
Em Denver, num jardim botânico de vidro (Chihuly)

Paulo Roberto de Almeida

            Tudo de extraordinário nesta terça-feira, depois do feriado de Labor Day na segunda, quando tudo estava fechado, e posso garantir que o dia foi proveitoso.
Carmen Lícia e eu escolhemos começar por uma visita matinal ao Botanic Gardens de Denver, um dos melhores jardins botânicos que já conheci no mundo (embora eu confesse que não conheço muitos, pois plantas, árvores e matinho em geral nunca foi o meu forte, e não conheço, por exemplo, os famosos Kew Gardens, de Londres), mas posso garantir que este de Denver é excepcional, tanto pela concepção paisagística, quanto pela riqueza de espécies, todas catalogadas, e com placas indicando origens, transmigração, história vegetal, importância econômica, se alguma, tudo isso de maneira civilizada e agradável. Quem aparecer em Denver, deve visitar: 1007 York Street, Denver, CO 80206.
Mas, na verdade, viemos ao jardim não pelas maravilhas vegetais, mas pelo fato de que havia uma exposição (que vai até novembro) do excepcional artista do vidro, o americano do estado de Washington, Chihuly. Não vou perder tempo descrevendo o que vimos, apenas vou postar algumas das dezenas de fotos que eu fiz, com meu modesto iPhone. Carmen Lícia fez mais, e melhores, com sua máquina (e tinha esquecido a grande, só atuando com uma pequena. Quem quiser ter uma ideia de quem é Chihuly, do que ele faz, pode procurar na internet que tem dezenas, talvez centenas de fotos, vídeos e informações sobre ele. Quanto à exposição especial, sendo que algumas peças vieram de outros lugares, mas a maioria foi feita especialmente para esta exposição, pode consultar este link: www.chihulydenver.com.
Apenas esclareço que o resto do dia também foi produtivo. Saímos do jardim ao meio dia, já com o sol a pino, e começando a fazer os 33 graus prometidos para este dia. Descansamos no hotel, passeamos à tarde pela cidade (Capitólio e jardins), e depois fomos à cidade universitária próxima de Denver, Boulder (distante 28 milhas), onde visitamos a universidade e ficamos algum tempo numa livraria local; mas disso eu falo depois.
Deixo agora todo mundo com uma pequena seleção das maravilhas que vimos durante esta manhã memorável.
Paulo Roberto de Almeida
Denver, 2 de setembro de 2014








Nenhum comentário: