quarta-feira, 9 de abril de 2014

Brazil, em Indiana: terra natal de um sindicalista mafioso; qualquer semelhanca...

Eu já estive em Brazil, uma vez, e fiz um desvio de algumas dezenas de milhas, entre Indianapolis e Chicago, apenas para conhecer essa cidadezinha, que se atravessa em menos de 5 mns de carro.
Não sabia que um outro sindicalista mafioso tinha nascido ali.
Agora sei: mafiosos podem nascer em qualquer lugar, no Brazil, no Brasil, wherever...
Paulo Roberto de Almeida 

Lula, o Jimmy Hoffa brasileiro

Coluna Polibio Braga, 8/04/2014

Cada vez mais, o ex-presidente Lula parece querer passar à história não como o líder operário que chegou à presidência da República do seu país, mas como uma figura infinitamente menor e maculada pelo que existe de pior na vida pública, do qual o melhor exemplo está na figura de James Riddle "Jimmy" Hoffa, sindicalista americano arrivista e corrupto, envolvido com a máfia, cujo sonho maior era chegar à Casa Branca.
Como ex-presidente do Sindicato Nacional dos Motoristas de Caminhão dos Estados Unidos, Jimmy Hoffa foi um dos mais poderosos e polêmicos líderes sindicais daquele país. Sua gestão no sindicato, que contava com cerca de dois milhões de integrantes, entre 1957 e 1971, foi marcada por denúncias de corrupção e práticas de intimidações. Em 1967 foi condenado a 13 anos de prisão sob acusação de suborno, estelionato e malversação de fundos de aposentadoria do sindicato.
Em 30 de julho de 1975, Hoffa desapareceu depois de almoçar com três pessoas ligadas à máfia, em um restaurante no subúrbio de Detroit. Seu corpo nunca foi encontrado, e em 1982 foi declarado legalmente morto.
Voltando à Lula; um ex-presidente se envolver abertamente em movimentos tentando impedir a investigação de um colossal esquema de corrupção, a exemplo do que já havia feito durante o mensalão, é se reduzir historicamente e se colocar no mesmo nível de um Jimmy Hoffa. Com a diferença que o povo brasileiro, aparentemente, não corre o menor risco de ver Lula desaparecer misteriosamente, a exemplo do sindicalista americano.
Curiosidade: James Riddle "Jimmy" Hoffa nasceu em 1913 em uma cidade chamada Brazil, no Estado americano de Indiana, e mudou-se aos sete anos, após a morte do pai, para Detroit, polo industrial e automobilístico americano, tendo abandonado a escola aos quatorze anos.
Luiz Inácio "Lula" da Silva nasceu em 1945, em Garanhuns, no Estado brasileiro de Pernambuco, e mudou-se aos sete anos, após o sumiço do pai, para São Paulo, polo industrial e automobilístico brasileiro, tendo abandonando a escola aos quatorze anos.

Qualquer semelhança pode ser mera coincidência. Ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.