O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 21 de abril de 2015

Atlantis afunda? Pior: a Grecia vai para o brejo... - Felipe Miranda

O economista da Empiricus Research, aquele think tank que irritou a soberana com seus anúncios de "Fim do Brasil, antes das eleições de 2014, anuncia agora o fim da Grécia, ou talvez do euro.
Vamos ver.
Num clima de retração generalizada, o Brasil também vai sofrer, com o aumento do seu próprio risco-prêmio. Ou seja, nosso calvário agora é grego...
Paulo Roberto de Almeida

Muito provavelmente, assistiremos nos próximos dias ao default e consequente exclusão da Grécia da Zona do Euro.

Isso, naturalmente, terá consequências drásticas para os mercados globais em geral...

"Os 19 países da Zona do Euro precisam fazer tudo o que podem para evitar que a Grécia deixe de pagar suas dívidas e abandone a união monetária", afirmou, em tom de desespero, o ministro das Finanças de Luxemburgo, Pierre Gramegna.

Abaixo, você pode conferir o calendário de vencimentos de dívida do país europeu...

Eles têm de honrar obrigações de € 22,5 bilhões com seus credores este ano, mas aguardam, desesperadamente, um socorro de € 7,2 bilhões que simplesmente não vem.

O recebimento desse socorro, ainda que insuficiente, está condicionado à realização de reformas econômicas que não aconteceram e geraram grande atrito entre o governo grego e a Troika, grupo de resgate da União Europeia.

A Grécia ficou sem fundos em 9 de abril, segundo o ministro do interior Nikos Voutsis, e já avisou seus credores que terá de escolher entre honrar os seus compromissos de dívida OU pagar salários de servidores e pensões.

Abaixo o gráfico evidenciando a disparada dos juros de títulos de 3 anos da Grécia, para o patamar sem precedentes de 27%:

"Let's face reality. Greece is bankrupt", afirmou o megainvestidor suíço Mark Faber na semana passada.

Medida desesperada

Ontem, o governo grego emitiu um decreto obrigando governos locais a transferirem todo seu caixa para o Banco Central.

"Órgãos do governo são obrigados a depositar as suas reservas de caixa e transferir seus fundos de depósito a prazo às contas no Banco da Grécia".

Segundo o comunicado, a "norma é devida a necessidades extremamente urgentes e imprevistas".

Prepararam o terreno para a tragédia anunciada.

Infelizmente, o impacto da crise grega sobre os mercados mundiais foi potencializado pelo nível artificial de preços dos ativos de risco, com Bolsas externas em níveis recordes alimentadas pela injeção de estímulos sem precedentes e impressão de dinheiro dos Bancos Centrais.

Neste ponto, o colapso grego é iminente e o risco de contágio e impactos sobre os fluxos de capitais NÃO condizem com o patamar dos ativos de risco, o que torna as economias e os mercados ainda mais sensíveis ao efeito do que está por vir.

E, para a gente, este é apenas o primeiro estágio de um algo muito maior...

Felipe Miranda

Empiricus Research

Nenhum comentário: