O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Leitura: dos prazeres das pesquisas em bibliotecas, retomar velhos livros...

Para fins de um trabalho sobre os duzentos anos do nascimento de Francisco Adolpho de Varnhagen, em 17 de fevereiro de 1816, em Sorocaba, SP, onde seu pai tinha ido montar a fábrica de ferro de São João de Ipanema, a pedido de D. João VI, retirei da biblioteca do Itamaraty a maior obra do nosso historiador-diplomata, dito pai da historiografia brasileira, e, folheando delicadamente o volume, chego à capa final, no envelope antigamente reservado aos empréstimos.
E o que encontro lá, com data marcada para devolução em 3 de julho de 1998?
A minha assinatura, seguida do meu número de leitor, exatamente 469.
Não é um prazer saber que já "frequentamos" um livro importante em épocas passadas?
Será que aprendi alguma coisa naquela primeira leitura?
Acho que achei o livro muito chato, com seu estilo prolixo, linguagem empolada, mas em todo caso, leio agora com maior atenção, e prazer...
Feliz aniversário Varnhagen!
Estou preparando algumas surpresas para você.
Que tal um seminário e um livro inteiro?
Acho que vou escrever um capítulo sobre um aspecto importante de sua atividade e pensamento.
Depois volto ao assunto.
Por enquanto fiquem com a imagem da folha de expediente, edição de 1956, com a ficha de empréstimo gentilmente assinada por mim.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 14 de janeiro de 2016

Nenhum comentário: