domingo, 29 de outubro de 2017

A diplomacia do marechal Floriano - livro de Sergio Correa da Costa


 

FUNAG – Lançamento da terceira edição do livro “A Diplomacia do Marechal: intervenção estrangeira na Revolta da Armada” de Sérgio Corrêa da Costa

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) lança a terceira edição do livro “A Diplomacia do Marechal: intervenção estrangeira na Revolta da Armada”, de autoria do embaixador Sérgio Corrêa da Costa, com apresentação do embaixador Sérgio Moreira Lima.
O livro traz um dos episódios reveladores do novo regime republicano e de seus atores. As ações do Exército, que precipitaram a queda da monarquia, provocaram em segmentos da Marinha profunda insatisfação e questionamentos da autoridade do presidente da república, Floriano Peixoto, o Marechal de Ferro. A ameaça de bombardeio da capital, à época Rio de Janeiro, a partir da esquadra dos insurretos atracada na baía de Guanabara, ficou conhecida como a “Revolta da Armada”. Como pano de fundo da disputa entre Exército e Marinha para a possível restauração da Monarquia, estavam os suportes de estrangeiros de algumas monarquias da Europa contra a ajuda dos Estados Unidos, que apoiavam a nova República.
O livro está disponível para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.