O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Previsões imprevisíveis para 2019: será que desta vez vou acertar, quero dizer errar? - Paulo Roberto de Almeida

Todo começo de ano (ou fim do anterior), desde a gloriosa era companheira, eu faço minhas previsões impossíveis de acontecer para o ano que se inicia, e todas elas tem sido um sucesso retumbante, ou seja, nenhuma delas se realiza.
Não, não tem nada a ver com essas previsões fajutas de astrólogos e adivinhos – morte de artistas, de políticos famosos, desastres naturais, essas coisas – e sim com as políticas públicas.
Devo dizer que os companheiros sempre colaboraram comigo, pois eles não acertavam nunca, em quase nada, e eu assim tinha plena faculdade de acertar errando, como por exemplo, pregar a conversão do governo ao capitalismo, MST favorável a exportações agrícolas, essas coisas impossíveis de acontecer.
Agora a coisa se complica, e eu não sei se vou acertar (ou seja, errar em tudo), ou se alguma coisa vai se realizar.
Em todo caso, quem desejar conhecer minhas previsões imprevisíveis para 2019, com uma rememoração dos memoráveis anos anteriores, basta verificar nesta postagem do finalzinho do ano passado: 

blog Diplomatizzando (link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2018/12/previsoes-imprevisiveis-para-2019-algo.html). 

Resumindo, minhas previsões malucas para este ano são as seguintes: 

1. Governo consegue começar a trabalhar de verdade em menos de três meses;
2. Governo cria uma estatal para livrar-se das estatais; começa contratando mais gente;
3. Para livrar-se da imprevisibilidade econômica trumpista, Banco Central aplica metade das reservas em moeda chinesa e mais um terço em bitcoins;
4. República de Curitiba coloca todo o patrimônio do PT em leilão para tentar recuperar 5% do que foi roubado entre 2003 e 2016;
5. MST aproveita seus vínculos multinacionais para criar uma trading especializada em transgênicos;
6. Ministro da Economia propõe uma Loteria Patriótica, baseada no jogo do bicho, para resolver o déficit orçamentário;
7. Depois do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral, Congresso cria um Fundo Religioso, para financiar renovação dos templos, em geral, pagar curso de internet para pastores, sacerdotes, bispos e catequistas e dar um laptop a cada um;
8. PCdoB faz uma frente com a FIESP e a CNI para se opor às privatizações, à abertura comercial e ao fim das contribuições sindicais em geral;
9. China se oferece para pagar todos os salários atrasados dos funcionários públicos do estado do Rio de Janeiro, desde que possa explorar o bondinho do Pão de Açúcar durante quarenta anos;

10. STF começa a julgar o Petrolão político, mas seis pedidos de vistas remetem o processo a 2020.

Só isso. Vamos nos falar no final do ano, para ver se acertei em todas ou errei em algumas (sempre ao contrário, claro).
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 23 de janeiro de 2019

Nenhum comentário: