O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Nova presidenta: velhas e novas amizades...

Nem sempre se pode escolher os amigos. Mas curioso que os mais apressadinhos são justamente aqueles que mais necessitam de amigos. É ou não é verdade?
Paulo Roberto de Almeida

Ahmadinejad parabeniza Dilma por vitória e pede apoio; Chávez diz que petista saudou venezuelanos
O Globo, 01/11/2010
 
BRASÍLIA - No dia seguinte da eleição presidencial, os presidentes do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e da Venezuela, Hugo Chávez, felicitaram a presidente eleita, Dilma Rousseff, pela vitória. Ahmadinejad enviou uma carta em que pediu o apoio do Brasil no cenário internacional. Já Chávez falou com a petista por telefone, e disse ela prometeu manter a cooperação entre os países. 

"Estou confiante de que o Brasil vai progredir e desenvolver durante seu mandato presidencial"

Segundo informações da Presidência do Irã, Ahmadinejad disse estar confiante no progresso e desenvolvimento do Brasil "em velocidade máxima" durante o governo de Dilma. Ahmadinejad afirmou ainda que confia que as relações entre o Irã e o Brasil serão intensificadas no próximo governo.
"Estou confiante de que o Brasil vai progredir e desenvolver, em velocidade máxima, durante seu mandato presidencial", afirmou Ahmadinejad na carta.
A notícia ganhou destaque na agência estatal de notícias do Irã, a Irna. Uma fotografia de Dilma ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ilustra a principal reportagem do site em inglês.
Na correspondência enviada à Dilma, o presidente iraniano afirmou estar confiante na ampliação das relações entre o Brasil e o Irã, assim como nos esforços pelo respeito às normas internacionais de Justiça, segurança e estabilidade. 

"Falei com a presidenta Dilma. Me encarregou de cumprimentar todo o povo venezuelano"
 Ahmadinejad não menciona os Estados Unidos, mas reclama dos "padrões duplos" utilizados por parte da comunidade internacional para analisar questões específicas. Ele se referiu ao programa nuclear iraniano, que é alvo de sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e unilateralmente de vários países. O tom da carta é de pedido de apoio ao Irã.
Hugo Chávez, por sua vez, usou seu Twitter para afirmar que, por telefone, a presidente eleita garantiu que vai continuar com a parceria entre Venezuela e Brasil.
- Falei com a presidenta Dilma. Encarregou-me de cumprimentar a todo o povo venezuelano. "Seguiremos construindo a Unidade Brasil-Venezuela", disse (Dilma) - relatou Chávez.

Nenhum comentário: