Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Querida: encolheram o global trader! Como isso foi acontecer?
2 comentários:
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.
Obrigado pelo alerta. A incompetência brasileira no âmbito comercial internacional vem aumentando gradualmente, não sendo novidade. Fica então a pergunta: não seria essa redução de trocas resultado na débâcle européia, seu empobrecimento experimentado nos 2 últimos anos? Parece-me, humildemente, que o motivo é exógeno, por mais que o governo de Dilma ajude em tornar o país cada vez mais anticompetitivo. Abraços!
ResponderExcluirSim, o efeito crise na Europa pode ter tido alguma influência no processo de redução de vendas, mas ter diminuído muito mais do que outros países não é explicado por esse fator e sim pela perda de competitividade brasileira, e esta é construída inteiramente no Brasil, é coisa nossa, ou deles...
ResponderExcluirPaulo Roberto de Almeida