O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Across the Empire (11): de Portland, OR a Tacoma, WA, pelo Pacífico


Crossing the Empire, 2014 (11)
De Portland, OR a Tacoma, WA, pelo Pacífico

Paulo Roberto de Almeida
Postado no blog Diplomatizzando (8/09/2014; link: )

            Domingo, 7 de setembro, foi um dia inteiramente dedicado a uma nova etapa da viagem: saímos de Portland, Oregon, em direção a Tacoma, no estado de Washington, o mais setentrional e ocidental nos EUA, no canto superior esquerdo (não contando o Alaska), em face da Colúmbia Britânica, do Canadá, onde fica Vancouver, nossa etapa seguinte. Em vez de seguir diretamente, pela autoestrada 5, decidimos ir pela costa do Pacífico, e hoje foi verdadeiramente o dia em que acabamos de viajar em direção ao ocidente, parando no Pacífico. Literalmente, banhei minhas mãos nas águas do Pacífico, tendo viajado desde Portland para a costa via estradas 26 e 6, através de uma floresta estatal enorme, milhões de pés de pinheiro, provavelmente replantados.
            Ao subir a costa norte do Pacífico, pela estrada 101– que já conhecíamos de largos trechos na Califórnia –, paramos numa cidade chamada Garibaldi, mas que provavelmente não tem nada a ver com o próprio, a não ser alguma homenagem singela ao libertador italiano por alguns precoces habitantes oriundi. Foi lá que fiz a única foto da viagem, reproduzindo a fachada do museu marítimo. A escultura em bronze do pátio fronteiro não tem nada a ver com Garibaldi, e sim com o explorador John Gray, quem primeiro devassou as costas do Oregon.

            Depois disso, almoçamos num excelente restaurante perto dali: Pirate’s Cove. Comi um sole com amêndoas, e Carmen Lícia um halibut empanado, com fritas, e eu com salada verde. Para acompanhar, dois pinots do Oregon, eu um branco, Carmen Lícia um tinto. No resto da viagem foram apenas paradas para descanso e para reabastecimento. Chegamos a Tacoma, no estado de Washington, cerca de 21hs, para descansar num Holiday Inn. Amanhã passeios na cidade e depois vamos para Seattle.
            Paulo Roberto de Almeida
            Tacoma, 8 de setembro de 2014

Nenhum comentário: