O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Cooperação Internacional na América Latina, FioCruz - curso em Brasília, DF

Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública - sessão junho 2019 

Cooperação Internacional na América Latina, FioCruz, Campus Virtual, Brasília, DF

Apresentação

Com o objetivo de fomentar a reflexão e o desenvolvimento de estudos científicos interdisciplinares, o X Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública promove, ao longo deste semestre, três sessões a respeito da cooperação Internacional para o desenvolvimento. “Cooperação Internacional na América Latina” é o tema da terceira sessão, que acontece em 27 de junho. Renomados pesquisadores e gestores dos campos da Bioética, da Saúde Pública e das Relações Internacionais conduzirão as discussões, abertas a todos os interessados. Os presentes receberão certificado de participação emitido pela Escola Fiocruz de Governo (EFG) da Fiocruz Brasília.

Utilizando como marco temporal o lançamento do Plano de Ação de Buenos Aires durante a Conferência sobre Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento de 1978, a sessão debaterá a evolução conceitual e das práticas de cooperação internacional voltada para o Continente Latino-americano nos últimos quarenta anos. Deverá também refletir sobre esses processos na área de saúde, ressaltando desafios, oportunidades e perspectivas para a cooperação externa brasileira. O tema será discutido levando em consideração os estudos interdisciplinares realizados pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/ Fiocruz Brasília) no contexto do Programa de Pesquisa e Comunicação: Desigualdade, Desenvolvimento e Cooperação.

O X Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública é organizado pelo Nethis/Fiocruz Brasília. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Fiocruz Brasília apoiam a realização das sessões. As sessões são transmitidas ao vivo pela internet, além de gravadas e disponibilizadas na videoteca Nethis.  

Organização

Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Nethis /Fiocruz Brasília)

Programação

27 de junho de 2019

14h00: Composição da mesa de trabalho e encaminhamentos do coordenador de mesa.
14h30: Palestrante 1
15h00: Palestrante 2
15h30: Debate com plenário.
17h00: Encerramento.

Público-Alvo

O Ciclo se manterá aberto a quaisquer interessados em participar do evento e de suas discussões, ou seja, profissionais de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, gestores e outros interessados nas temáticas, além de especificamente ênfase à participação dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo.
 


Nenhum comentário: