O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 22 de outubro de 2011

Cumprimentos aos argentinos; pesames aos argentinos...

Como diria um filósofo, as consequências sempre vêm depois...
Brilhante, não é mesmo?
Pois é, os argentinos estão de parabéns por realizar as sétimas (se não estou enganado) eleições presidenciais democráticas desde o fim da última ditadura (e foram várias, quase tantas quanto os regimes democráticos) e por escolher em total liberdade seus presidentes. Nem sempre os resultados foram brilhantes, ou as transições pacíficas, mas é preferível ter líderes incompetentes, alguns até desonestos, do que ditadores eficientes.
Ao mesmo tempo, tenho de dar meus pêsames aos argentinos: parece que ainda não encontraram um caminho estável de crescimento com desenvolvimento social, ou seja, baixa inflação, sem manipulação cambial, com bom comportamento das contas públicas e abertura ao comércio e investimentos.
Desejo, sinceramente, que eles se recuperem no plano econômico (o que vem ocorrendo, mas gerando várias distorções que vão se manifestar no futuro) e sobretudo no plano político.
Em face dos nossos políticos e políticas, talvez não tenhamos nenhuma lição a dar aos argentinos, mas sempre podemos aprender com o que eles fizeram de errado, como manipular a inflação e recorrer ao protecionismo.
Paulo Roberto de Almeida

3 comentários:

ALlan disse...

Caro Paulo,
preocupo-me muito com a forma que o Kirchnerismo se instalou em nossos vizinhos, perseguições a imprensa e até mesmo a pessoas que simplesmente provavam,ou discordavam, dos índices oficiais de inflação.

Gosto muito de Buenos Aires,uma cidade que me agrada muito, gosto bastante também do povo Argentino (sobretudo das Argentinas rs)e acho triste quando um governante usa a máquina para perseguir seus cidadãos.
Vamos torcer para que tudo dê certo e parabéns a eles por mais uma eleição.
ALlan

public disse...

Governo 1 x 0 Imprensa (PIG)

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/esportes-istoe-mostra-que-veja-errou-o-alvo#more

Anônimo disse...

Após a vitória da "Barbie K" com 54% dos votos; nós sinceramente prestamos condolências a democracia e ao povo argentinos...devemos ficar atentos...!

"...El primer candidato kirchnerista en Capital y viceministro de Economía, Roberto Feletti, ya adelantó la idea de 'profundizar el populismo'(kirchnerismo!). La apuesta que podría incluir en el mediano plazo el intento de retocar la Carta Magna para habilitar la reelección indefinida, tal como reveló la diputada ultra K Diana Conti- con mandato hasta 2013- al hablar a principios de año una 'Cristina eterna'...Y que se disparara una polémica tanto con el Kirchnerismo como dentro del proprio espacio anti K sobre la possibilidad de que se intente apurar en el Congreso el proyecto de instaurar un 'sistema parlamentarista' que permita una eventual re-reelección de la Presidenta..."

http://www.clarin.com/politica/elecciones/incognita-oficialismo-logra-control-Camaras_0_577742287.html

Cómo están las Cámaras antes de las elecciones
http://www.clarin.com/politica/elecciones/camaras-elecciones_CLAFIL20111022_0002.jpg

Para avaliar o panorama das divisões entre forças políticas e coligações de partidos na Argentina
http://www.clarin.com/politica/elecciones//primarias-derrota-Kirchner-exito-Cristina_0_577742288.html

...Hasta la Victoria...Secrets...!

Vale!