O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Itamaraty wikileaks: supostos telegramas resultando de uma suposta invasao por supostos hackers

O conteúdo dos telegramas também é suposto, como a própria existência de embaixadas e supostos diplomatas escrevendo supostos telegramas.
Esta postagem também é suposta, e não pode ser responsabilizada por alterações malévolas que façam supostos invasores neste suposto blog...
Paulo Roberto de Almeida

E-mails vazados expõem Itamaraty
Gabriela Valente e Eliane Oliveira
O Globo, 2/06/2014

Documentos do Itamaraty capturados por hackers e disponibilizados na internet mostram supostos conteúdos e temas dos mais variados e que envolvem relações com os mais distintos países. A Rússia pediu ao Brasil apoio para a intervenção militar na Crimeia e a Alemanha queria um acordo para desenvolvimento de equipamento militar com o Brasil e chegou a pensar em retirar o apoio à usina nuclear Angra III após o acidente em Fukushima no Japão, em 2011. Esses supostos e-mails mostram ainda que, também em 2011, foram encontradas minas de suposta fabricação brasileira em território líbio. Já um relatório sobre uma reunião de preparação para a Copa do Mundo diz que foi criado um plano de contingenciamento de protestos para proteger o aeroporto do Galeão do vandalismo.
Em um dos supostos documentos secretos, há uma lista das preferências e pedidos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em suas viagens internacionais. Entre eles, estão 12 copos de whisky, taças de vinho e até cinzeiros no banheiro. Essas mensagens são parte do rol de documentos hackeados do sistema de comunicação do Ministério das Relações Exteriores na semana passada. No entanto, o Itamaraty não confirma a veracidade e autenticidade dos documentos sob o argumento de que esses e-mails podem ter sido adulterados.
A Rússia pediu ao Brasil apoio para a intervenção na Crimeia. A informação está numa comunicação do embaixador do Brasil em Haia, Piragibe Tarragô, do dia 26 de março deste ano sobre uma reunião dos Brics realizada dois dias antes. Segundo o documento obtido pelo GLOBO, ele afirmou que o chanceler russo Sergei Lavrov contava com a ajuda do Brasil.
“O Chanceler russo ainda lamentou a ‘histeria coletiva’ que se formou na imprensa, e os discursos ‘russofóbicos’ dos países desenvolvidos, que ‘desmerecem profundos laços culturais’ com a região”.
Sobre o acordo Brasil-Alemanha, a embaixadora Maria Luiza Viotti comunicou ao Itamaraty, de acordo com o s supostos e-mails, que os alemães queriam fechar um acordo com o Brasil de desenvolvimento de um sistema antiaéreo. Ainda sobre a Alemanha, o Brasil foi comunicado que aquele país repensaria a cooperação na usina de Angra III depois do acidente da usina de Fukushima no Japão. A Alemanha resolveu desligar seus reatores nucleares por três meses para reavaliar sua matriz energética. A Simens fornece equipamento para Angra III.
“A cooperação nuclear com a Alemanha é estratégica para o Brasil. Uma reversão da cooperação representaria um lamentável retrocesso e traria consequências nefastas para o futuro da cooperação bilateral”, diz o telegrama de março de 2011.
Em novembro de 2011, o Itamaraty informou às embaixadas sobre uma reunião para tratar da questão “das minas antipessoal de suposta fabricação brasileira encontradas em território líbio, em particular na região de Misurata”. O secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Murilo Marques, sugeriu que o Brasil envie, o mais breve possível, uma missão técnica para a identificação precisa das minas encontradas.
No dia 14 de maio, segundo os supostos documentos, houve uma reunião com diversos consulados e setores do governo brasileiro — como Infraero e Receita Federal — para tratar sobre o desembarque de autoridades estrangeiras e atletas no aeroporto do Galeão para a Copa do Mundo. Um plano para conter os protestos foi arquitetado. Segundo o item número sete do relatório sobre o encontro, o planejamento para a defesa do Galeão contra a manifestações prioriza evitar o vandalismo.
No documento “orientação sobre hospedagem”, o Itamaraty lista os equipamentos para uma viagem internacional do ex-presidente Lula. Além de copos de uísque e taças de vinho, previa a presença de um barbeiro, de uma manicure e um massagista. Os cinzeiros também não poderiam faltar no quarto do hotel. A equipe tinha cuidado em manter a forma do presidente e solicitava sorvete e gelatina dietéticos.

Nos supostos e-mails, há outros relatos curiosos como o telegrama “urgentíssimo” feito pelo embaixador do Brasil no Suriname, José Luiz Machado e Costa. Em sete páginas, ele detalha a importância da aproximação dos dois países na área da defesa.

Nenhum comentário: