O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Espioes sovieticos: quem vai fazer o balanco dos brasileiros que serviram a Uniao Sovietica?

Um famoso escritor progressista, cultuado por muitos (eu inclusive li romances dele), e que se revela, finalmente, um espião soviético, no começo, provavelmente, por simpatia ideológica, depois, como soe acontecer, por vantagens materiais.
Muitos outros se exerceram na missão, e um dia saberemos dos nomes de todos, mas vai demorar...
Paulo Roberto de Almeida

Da coluna do jornalista Políbio Braga

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Os Arquivos Mirtrokhin, da KGB, confirmam que Josué Guimarães foi mesmo espião comunista da União Soviética

Josué foi espião comunista da KGB entre 1976 e 1980, período durante o qual manteve 42 reuniões de trabalho com os espiões soviéticos Budyakin, Bykov e Novikov.

Ao contrário do que dizem admiradores e até amigos, como é o caso do escritor gaúcho Luiz Fernando Veríssimo, o escritor Josué Guimarães foi, sim, membro da rede da agência de espiões da KRG em Lisboa, durante todo o período em que morou em Portugal

Estas revelações causam furor e espanto em Porto Alegre, mas ainda são ignoradas no restante do Brasil.

O nome do escritor brasileiro aparece claramente nos arquivos do Mitrokhin, conforme revelação feita pelo repórter Paulo Anunciação, jornal Expresso, Lisboa.

Para os que não acreditam ou duvidam da condição de agente da KGB, Paulo Anunciação conta o que leu nos arquivos:

- Entre 1976 e 1980, Josué Guimarães manteve 42 reuniões de trabalho com os agentes Novikov, Budyakin e Bykov, em três cidades de três Países diferentes.

Nos arquivos Mitrokhin existem muitas outras informações, mas o repórter português disse que seu foco eram os políticos portugueses.

Na ficha da KGB, transcrita por Mitrokhin, está escrito:

- Josué Guimarães conhece bem a forma de trabalho dos serviços secretos soviéticos, nomeadamente quanto às noções de segurança, conspiração e meios pessoais ou impessoais de comunicação.

Nenhum comentário: