O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 12 de julho de 2016

E se eu quiser falar com esse tal de "Sul Global"? Ligo para quem? - Paulo Roberto de Almeida

Estava aqui pensando com os meus botões, o meu zipper, o meu velcro: 
Ouço, leio, vejo tantos acadêmicos falarem num tal de Sul Global, que comecei a me perguntar, aos meus botões, etc., onde é que teria de buscar para falar com esse personagem tão importante nos escritos, nos dizeres, nas perorações, de tantos gramscianos de academia?
Digam-me senhores, por favor: se eu quiser falar com o tal de Sul Global, eu ligo para quem, teclo qual número?
Isso é porque eu estava lendo algumas dessas matérias abundantes em certos meios que falaram de um tal de Sul Global, assim, com maiúsculas.
Você não sabe? Nem eu.
Se eu quiser falar com o G7, sei para onde chamar, para o sherpa de plantão na coordenação do próximo summit.
Se eu quiser falar com o Império, sei para onde ligar (só espero que não tenha de ser para aquele idiota do Trump).
Se eu quiser falar com aqueles confusos europeus, é só entrar no site dos eurocratas de Bruxelas, e mandar uma mensagem.
Até se eu quiser falar com os companheiros (se não estiverem presos), sei para onde ligar (sabendo que a PF também vai estar gravando a minha chamada), e serei (acho, espero) colocado em contato com algum neobolchevique encarregado de Relações Públicas (devidamente subsidiado por alguma doação legal, claro).
Mas, se eu quiser falar com esse tal de Sul Global, eu não tenho a menor ideia de quem chamar, qual número de telefone compor, a quem apelar...
Eu ainda me pergunto porque tantos acadêmicos (gramscianos?) falam nesse tal de Sul Global, já que não conhecemos, se me permitem o espírito policialesco, sua identidade, endereço, qualificações, CEP e site.
Alguém poderia me informar?
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 12/07/2016

Nenhum comentário: