O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Contra a Antiglobalizacao: agora ja sei de onde saiu o "excesso" de downloads - Paulo Roberto de Almeida

Pronto: leitores benévolos de meu texto, e usuários da plataforma Academia.edu, me esclareceram esse mistério já não mais misterioso, de tentar saber porque um texto relativamente obscuro, ignoto, jamais citado, de 2004, teve um súbito ataque de popularidade, sendo downloadado dezenas de vezes no espaço de poucos dias, a partir dos mais diferentes cantos do Brasil, por pessoas aparentemente não relacionadas entre si (e de fato não tinham nada a ver umas com as outras).
Este texto:

1297. “Contra a antiglobalização: Contradições, insuficiências e impasses do movimento antiglobalizador”, Brasília, 5 jul. 2004, 23 p. Diplomatizzando (11/07/2016; link: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2016/07/contra-antiglobalizacao-um-texto-de.html). 

Leitores atentos me deram a dica, e fui atrás. Um curso online do Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal, sobre Relações Internacionais, tinha colocado a recomendação como uma das primeiras leituras do curso abaixo, no qual tive de me inscrever, como o mais relapso dos alunos, para ter acesso à citação.
Depois de preencher aqueles formulários chatos, que só não perguntam quanto você pesa e qual cerveja prefere, recebi a seguinte mensagem:

Prezado (a) estudante,
Você foi matriculado (a) no curso a distância “Relações Internacionais: Teoria e História - Turma: 01 A”, com carga horária de 60 horas e duração de até 60 dias, que será realizado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão do Senado Federal.
Para acessar o curso, siga os seguintes passos:
• acesse a plataforma Saberes (http://saberes.senado.leg.br/);
• faça o login;
• clique em ‘Meus Cursos’; e,
• clique no curso informado.
Atenciosamente,
Serviço de Ensino a Distância - SEED
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB


Pronto, fiz isso, e lá veio. Até desconfio quem colocou o meu nome e meu texto logo ao início do curso, sendo que eu mesmo não acho que o problema principal das relações internacionais contemporâneas seja a existência de antiglobalizadores, essa fauna exótico, bizarra, equivocada, que merecia ganhar um Darwin Awards (não sabe o que é? Procure no Google...).
A recomendação vem assim, logo na Unidade 1 do curso:

Uma leitura essencial sobre o tema é o artigo de Paulo Roberto de Almeida, “Contra a Antiglobalização”.

O problema é que o link para esse meu texto remete ao meu site (www.pralmeida.org), temporariamente desativado depois que o meu provedor de hospedagem pegou o meu dinheiro e sumiu. Calma: já providencia outro hospedeiro, mas agora vai demorar um pouco para carregar todos os documentos, e infelizmente os links já não serão os mesmos.
Mas, a própria bibliografia do curso, ao final do Módulo I, recomenda outro livro meu. Este aqui:
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Os primeiros anos do século XXI: o Brasil e as Relações Internacionais. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

Gosto muito desse livro, com esse título Aroniano, eu que sempre considerei o Raymond Aron o homem mais inteligente da França (depois do General De Gaulle, claro), assim como o Rui Barbosa era considerado o homem mais inteligente do Brasil (pelo menos os baianos pensam assim, e muita gente concorda).

OK, agora que eu já sei de onde veio a recomendação de leitura, agradeceria receber, de todos os leitores (pelo menos os mais ativos) críticas aos argumentos desse meu trabalho decididamente globalizador, e claramente contrário aos antiglobalizadores.
Como sempre, meus textos são para serem avaliados, repudiados, contraditados, contestados, rejeitados, mas sempre com argumentos que respondam claramente às minhas posições neles expostas.
Agradeço, de todo modo, aos que se interessam por essas peças de didática contrarianista no universo do politicamente correto da maior parte das nossas academias.

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 13 de julho de 2016

Nenhum comentário: