Paulo Roberto de Almeida
Lula e as relações
internacionais do Brasil
Washington, 24 junho 2002
Destaco, da Carta ao Povo Brasileiro, emitida por
Lula no último sábado (22 de junho de 2002) e transcrita em sua íntegra mais
abaixo, os seguintes trechos que podem ser pertinentes para um debate sobre posições
dos candidatos em temas de relações internacionais:
(Soberania comprometida):
Nosso povo constata com pesar e indignação que a economia não
cresceu e está muito mais vulnerável, a soberania do país ficou em grande parte
comprometida, a corrupção continua alta e, principalmente, a crise social e a
insegurança tornaram-se assustadoras.
Comentário: Seria preciso esclarecer em que a soberania está
comprometida. Entendo que Lula se refira a nossa dependência financeira externa,
que de fato é muito alta.
(Restaurar nossa presença no mundo):
a população está esperançosa, acredita nas possibilidades
do país, mostra-se disposta a apoiar e a sustentar um projeto nacional
alternativo, que faça o Brasil voltar a crescer, a gerar empregos, a reduzir a
criminalidade, a resgatar nossa presença soberana e respeitada no mundo
Comentário: Não creio que nossa presença soberana ou respeitada
tenha sido ameaçada, mas entendo que os candidatos sempre precisam dramatizar a
situação para dizer que eles são capazes de resgatar isso ou aquilo.
(Erro de Português???):
A nítida preferência popular pelos candidatos de oposição
que tem esse conteúdo de superação do impasse histórico nacional em que caímos,
de correção dos rumos do país.
Comentário: Parece-me que os redatores do PT esqueceram algum verbo
ou complemento verbal nesta frase, pois ela não tem uma finalização correta. Será
que eles precisam voltar para o supletivo?
(Exportar mais e mercado interno):
O povo brasileiro quer mudar para valer. (...) Quer
trilhar o caminho da redução de nossa vulnerabilidade externa pelo esforço
conjugado de exportar mais e de criar um amplo mercado interno de consumo de
massas.
Comentário: Estou de acordo com exportar mais, ainda que eu me
lembre que alguns meses atrás o Lula tinha dito que era preciso parar de
exportar alimentos ou produtos agrícolas em geral até que todo brasileiro
pudesse comer. Ora, o problema da fome no Brasil não tem nada, ABSOLUTAMENTE
NADA, a ver com exportação de alimentos. Trata-se de um problema distributivo,
de renda, não de produção. Por outro lado, a criação de um “amplo mercado
interno de consumo de massas” em nenhum momento reduz ou aumenta a
vulnerabilidade externa, que é determinada por fatores ligados a balanço de
pagamentos, não pela dimensão do mercado interno. Será que os economistas do PT
precisam voltar a ler os seus manuais de economia. Eu, na Faculdade, li todo o
meu Samuelson, e aprendi certas coisas que hoje os economistas do PT parecem
ignorar. Alguém pode me explicar a diferença entre mercado interno e mercado
externo?
(Respeito as obrigações e compromissos
externos):
Premissa dessa transição será naturalmente o respeito aos
contratos e obrigações do país. As recentes turbulências do mercado financeiro
devem ser compreendidas nesse contexto de fragilidade do atual modelo e de
clamor popular pela sua superação.
Comentário: O PT reconhece que há uma instabilidade financeira, e
se compromete a respeitar os contratos e obrigações externas do País. Trata-se
de notável evolução em relação a campanha de 1989, por exemplo, quando Lula
convidava os demais países em desenvolvimento a aplicar um calote na dívida
externa. Vivendo e aprendendo...
(Duvidas na capacidade do Brasil de honrar
seus compromissos):
À parte manobras puramente especulativas, que sem dúvida
existem, o que há é uma forte preocupação do mercado financeiro com o mau
desempenho da economia e com sua fragilidade atual, gerando temores relativos à
capacidade de o país administrar sua dívida interna e externa. É o enorme
endividamento público acumulado no governo Fernando Henrique Cardoso que
preocupa os investidores.
Comentário: Sem duvida, devemos reconhecer que o Brasil está
fragilizado interna e externamente, por uma enorme dívida global, privada
(maior na parte externa) e pública (essencialmente interna). Sua origem é conhecida:
nossa imensa capacidade de viver acima dos nossos meios, de gastar mais do que
arrecadamos (até que produzimos superávit primário, mas por outro lado
continuamos a tomar dinheiro para rolar a dívida, pagando, e muito caro, nossos
juros). Precisamos saber também, antes de fazer demagogia, qual a origem dessa situação.
Além do desequilíbrio histórico do estado brasileiro (que o governo tentou
corrigir fazendo reforma previdenciária, por exemplo, sempre oposta pelo PT,
que defende suas corporações de funcionários públicos), não se pode deixar de
lembrar todos os “esqueletos” que o governo atual absorveu, sobretudo sob a
forma de renegociação das dividas estaduais e municipais. Ou seja, esse endividamento
não foi feito apenas para contentar banqueiros, como parece acreditar o PT, mas
por causas objetivas, que são muito difíceis de corrigir, a começar pela baixa
taxa de poupança interna.
(Jogando a responsabilidade da instabilidade
no Governo:)
Trata-se de uma crise de confiança na situação econômica
do país, cuja responsabilidade primeira é do atual governo. Por mais que o
governo insista, o nervosismo dos mercados e a especulação dos últimos dias não
nascem das eleições.
Comentário: Vamos ser claros: a responsabilidade é totalmente
compartilhada. Nasce de dificuldades objetivas, como as relatadas em meu comentário
anterior, que são de responsabilidade, mas não exclusiva, do atual governo, mas
também nasce, quer queira ou não o PT, do temor natural de que uma mudança no
comando econômico, em favor de quem até agora prometia “mudar tudo”, possa
representar quebra de contratos e calote na divida interna e externa.
(Qual é
mesmo o modelo alternativo?):
Nascem, sim, da graves vulnerabilidades estruturais da
economia apresentadas pelo governo, de modo totalitário, como o único caminho
possível para o Brasil. Na verdade, há diversos países estáveis e competitivos
no mundo que adotaram outras alternativas.
Comentário: Totalmente de acordo com o PT, mas se eles não
apresentarem concretamente quais são esses caminhos alternativos, podemos
considerar que se trata de demagogia barata. Ou o PT diz claramente o que
pretende fazer ou então para de ficar fazendo crítica genérica.... Talvez eles
queiram referir-se a Índia, China, Rússia. Esses países estão mesmo melhor do
que o Brasil? Ou será que Lula vai apontar os exemplos dos EUA, da Inglaterra,
da França, exemplos de democracias avançadas com grau razoável de bem estar
para suas populações. Mas esses países são neoliberais, para dizer o mínimo.
Como é mesmo que ficamos?
(Populismo
cambial):
Lembrem-se todos: em 1998, o governo, para não admitir o
fracasso do seu populismo cambial, escondeu uma informação decisiva. A de que o
real estava artificialmente valorizado e de que o país estava sujeito a um
ataque especulativo de proporções inéditas.
Comentário: Parece que só o PT não sabia que o real estava
sobrevalorizado até o começo de 1999, pois dezenas de economistas de oposição,
da situação, de direita mesmo (como o Delfim Netto), não cansavam de dizer isso
todo dia, pela imprensa. No plano internacional, o índice BigMac do The Economist dava uma sobrevalorização
de 15 a 20 por cento para o real e de 35 por cento para o peso argentino. Ou
seja, não havia novidade nenhuma nisso. Só um governo imbecil poderia sair por
aí dizendo que o câmbio está defasado e que seria preciso ajustá-lo à realidade
econômica. Ou seja, nenhum governo responsável faz isso com uma “mercadoria” tão
sensível como o câmbio e se o PT estivesse no governo naquela ocasião teria
feito a mesma coisa.
O que o PT
se esquece de dizer é que esse real sobrevalorizado foi essencial para combater
a inflação e que sem ele a relativa redistribuição de renda que ocorreu no começo
do Plano Real nunca teria ocorrido ou pelo menos não na mesma proporção. Ou o
PT é contra consumo das massas e barateamento da produção interna? Isso só
ocorreu graças ao populismo cambial . Como dizem meus colegas economistas, tudo
tem o seu “trade-off”, ou seja, nada vem de graça, sempre há um preço a pagar
pelas medidas econômicas que se adota para resolver este ou aquele problema.
Naquela conjuntura, a quebra da espinha dorsal da inflação era o mais
importante, daí o “populismo cambial”.
(Esqueceram,
outra vez, o manual de economia?):
Estamos de novo atravessando um cenário semelhante.
Substituímos o populismo cambial pela vulnerabilidade da âncora fiscal. O
caminho para superar a fragilidade das finanças públicas é aumentar e melhorar
a qualidade das exportações e promover uma substituição competitiva de
importações no curto prazo.
Comentário: Por que a âncora fiscal seria inerentemente frágil? Só
porque o PT não gosta dela? Ele tem alguma outra ancora para propor, ou
pretende dispensar qualquer âncora? Na verdade o que está sendo usado no lugar
da ancora cambial é o sistema de “inflation targetting”, ou metas de inflação.
Se o PT tem algo contra precisa dizer exatamente o que.
Agora achar
que finanças públicas se resolve com “melhorar a qualidade das exportações e
promover uma substituição competitiva de importações no curto prazo” é de uma
burrice tão atroz que dispensa comentários. Isso pode, se tanto, melhorar a situação
das contas externas, mas nunca a das contas públicas, que dependem sim de algum
tipo de equilíbrio fiscal. Parece que os economistas do PT precisam voltar a
ler o Samuelson.... que esqueceram no caminho.
(Inconsistências
várias:)
Aqui ganha toda a sua dimensão de uma política dirigida a
valorizar o agronegócio e a agricultura familiar. A reforma tributária, a
política alfandegária, os investimentos em infraestrutura e as fontes de
financiamento públicas devem ser canalizadas com absoluta prioridade para gerar
divisas.
Comentário: O agronegócio já contribui para diminuir nossa dependência
externa e não foi preciso esperar o PT para sabermos disso. A agricultura
familiar se insere nesse contexto, quando está ligada a uma cadeia produtiva,
como é o caso dos estados do sul e sudeste. No resto do Brasil, geralmente
agricultura familiar está mais ligada aos mercados locais, quando não é função
de um sistema de mera subsistência. Reforma tributária ninguém é contra, mas o
PT precisa dizer exatamente qual o seu modelo preferido e como pretende
implementá-la. Política alfandegária quer dizer o que: modernizar as aduanas?
Isso geralmente da mais despesa do que receita. Só se o PT quer falar de
politica comercial, mas fazer isso sem referência ao Mercosul seria impossível.
O PT já ouviu falar de Tarifa Externa Comum? Pretende mudá-la?
De resto, é
bem vinda sua intenção de canalizar recursos para atividades capazes de gerar
divisas. Ele antes tinha uma obsessão pelo mercado interno e era contra o
mercado externo, sem que se consiga saber por que diabos tinha essa atitude.
Deve ser parte do preconceito de muito esquerdista ingênuo contra os “mercados
internacionais”.
(O PT parou de ler jornal?):
Nossa política externa deve ser reorientada para esse
imenso desafio de promover nossos interesses comerciais e remover graves
obstáculos impostos pelos países mais ricos às nações em desenvolvimento.
Comentário: Ou muito estou enganado, ou o Itamaraty já vem fazendo
isso que o Lula recomenda. Ele teria algo de novo a propor? Acha que o
Itamaraty só serve para entregar flores e dar jantares para visitantes
ocasionais?
(Taxa
de juros depende da “despoupança” estatal:)
Superando a nossa vulnerabilidade externa, poderemos
reduzir de forma sustentada a taxa de juros. Poderemos recuperar a capacidade
de investimento público tão importante para alavancar o crescimento econômico.
Comentário: A taxa de juros depende basicamente das necessidades de
financiamento do setor público, que se abastece prioritariamente no mercado
interno. Se o PT quer reduzir a chamada “vulnerabilidade externa”, deveria começar
propondo um superávit primário de 5 ou 6 por cento do PIB, o que significa que
o governo não precisaria mais ficar tomando dinheiro no mercado e mandaria o
banqueiro deixar de ser gigolô do Estado e fazer o que ele fazer: emprestar
dinheiro para o setor privado. Os juros baixariam rapidamente se o Governo
parasse de concorrer com industriais e agricultores. Será que o PT vai fazer
isso?
(Defendendo a burguesia nacional?:)
Com a política de sobrevalorização artificial de nossa
moeda no primeiro mandato e com a ausência de políticas industriais de estímulo
à capacidade produtiva, o governo não trabalhou como podia para aumentar a
competitividade da economia.
Comentário: Politica industrial é o que os industriais mais gostam:
subsídio farto e barato, taxas de juros subsidiadas, dezenas de isenções
fiscais, que vida boa... Parece que o PT herdou a mania do antigo Partidão
(PCB) de querer ajudar a burguesia nacional... São os mesmos que colocam
dinheiro em Miami e praticam evasão e
fraude fiscal. Acho que o comprometimento principal do PT deveria ser com a
classe operária não com a burguesia...
(Então estamos de acordo: queremos crescer:)
Queremos equilíbrio fiscal para crescer e não apenas para
prestar contas aos nossos credores.
Comentário: Certo, certo: é o que todo mundo quer. O PT tem a
receita mágica do equilíbrio fiscal e do crescimento? Se tem precisa dizer,
pois estamos há anos atolados no desequilíbrio e no baixo crescimento. Onde estão
os gênios econômicos do PT? Se escondendo até depois das eleições? Mas, assim
fica difícil ganhar eleição: se eles guardam as suas receitas geniais para
depois, correm o risco de não ganharem as eleições por inconsistências
eleitoreiras e timidez programática...
(Ufa: demorou para dizer isso...):
A estabilidade, o controle das contas públicas e da
inflação são hoje um patrimônio de todos os brasileiros. Não são um bem
exclusivo do atual governo, pois foram obtidos com uma grande carga de
sacrifícios, especialmente dos mais necessitados.
Comentário: Mas como é que passamos 7 ou 8 anos até o PT chegar a
esta brilhante conclusão? Onde eles estavam este tempo todo? Brincando de
esconde-esconde? Mas o governo vinha dizendo isso desde o começo, contra, aliás,
a opinião do PT, que ainda há pouco dizia que um “pouquinho de inflação” era aceitável
desde que aumentasse o crescimento... E a contestação da constitucionalidade da
Lei de Responsabilidade Fiscal no STF? Como é que fica essa contradição pouco dialética?
(Todo
mundo de acordo?):
fundamentar a criação de uma Secretaria Extraordinária de
Comércio Exterior, diretamente vinculada à Presidência da República.
Comentário: Parece que todos os candidatos propõem o mesmo, ao
mesmo tempo. O Itamaraty vai ficar chupando o dedo?
Em síntese:
bem vindo à realidade colegas do PT. Nada mais realista do que um economista de
oposição no poder.
São Paulo, 22 de junho de 2002
Carta
ao povo brasileiro
O Brasil quer mudar. Mudar para crescer,
incluir, pacificar. Mudar para conquistar o desenvolvimento econômico que hoje
não temos e a justiça social que tanto almejamos. Há em nosso país uma poderosa
vontade popular de encerrar o atual ciclo econômico e político.
Se em algum momento, ao longo dos anos
90, o atual modelo conseguiu despertar esperanças de progresso econômico e
social, hoje a decepção com os seus resultados é enorme. Oito anos depois, o
povo brasileiro faz o balanço e verifica que as promessas fundamentais foram
descumpridas e as esperanças frustradas.
Nosso povo constata com pesar e
indignação que a economia não cresceu e está muito mais vulnerável, a soberania
do país ficou em grande parte comprometida, a corrupção continua alta e,
principalmente, a crise social e a insegurança tornaram-se assustadoras.
O sentimento predominante em todas as
classes e em todas as regiões é o de que o atual modelo esgotou-se. Por isso, o
país não pode insistir nesse caminho, sob pena de ficar numa estagnação crônica
ou até mesmo de sofrer, mais cedo ou mais tarde, um colapso econômico, social e
moral.
O mais importante, no entanto, é que
essa percepção aguda do fracasso do atual modelo não está conduzindo ao
desânimo, ao negativismo, nem ao protesto destrutivo. Ao contrário: apesar de
todo o sofrimento injusto e desnecessário que é obrigada a suportar, a
população está esperançosa, acredita nas possibilidades do país, mostra-se
disposta a apoiar e a sustentar um projeto nacional alternativo, que faça o
Brasil voltar a crescer, a gerar empregos, a reduzir a criminalidade, a resgatar
nossa presença soberana e respeitada no mundo.
A sociedade está convencida de que o
Brasil continua vulnerável e de que a verdadeira estabilidade precisa ser
construída por meio de corajosas e cuidadosas mudanças que os responsáveis pelo
atual modelo não querem absolutamente fazer. A nítida preferência popular pelos
candidatos de oposição que tem esse conteúdo de superação do impasse histórico
nacional em que caímos, de correção dos rumos do país.
A crescente adesão à nossa candidatura
assume cada vez mais o caráter de um movimento em defesa do Brasil, de nossos
direitos e anseios fundamentais enquanto nação independente. Lideranças
populares, intelectuais, artistas e religiosos dos mais variados matizes
ideológicos declaram espontaneamente seu apoio a um projeto de mudança do
Brasil. Prefeitos e parlamentares de partidos não coligados com o PT anunciam
seu apoio. Parcelas significativas do empresariado vêm somar-se ao nosso
projeto. Trata-se de uma vasta coalizão, em muitos aspectos suprapartidária, que
busca abrir novos horizontes para o país.
O povo brasileiro quer mudar para valer.
Recusa qualquer forma de continuísmo, seja ele assumido ou mascarado. Quer
trilhar o caminho da redução de nossa vulnerabilidade externa pelo esforço
conjugado de exportar mais e de criar um amplo mercado interno de consumo de
massas. Quer abrir o caminho de combinar o incremento da atividade econômica
com políticas sociais consistentes e criativas. O caminho das reformas
estruturais que de fato democratizem e modernizem o país, tornando-o mais
justo, eficiente e, ao mesmo tempo, mais competitivo no mercado internacional.
O caminho da reforma tributária, que desonere a produção. Da reforma agrária
que assegure a paz no campo. Da redução de nossas carências energéticas e de nosso
déficit habitacional. Da reforma previdenciária, da reforma trabalhista e de
programas prioritários contra a fome e a insegurança pública.
O PT e seus parceiros têm plena
consciência de que a superação do atual modelo, reclamada enfaticamente pela
sociedade, não se fará num passe de mágica, de um dia par ao outro. Não há
milagres na vida de um povo e de um país.
Será necessária uma lúcida e criteriosa
transição entre o que temos hoje e aquilo que a sociedade reivindica. O que se
desfez ou se deixou de fazer em oito anos não será compensado em oito dias. O
novo modelo não poderá ser produto de decisões unilaterais do governo, tal como
ocorre hoje, nem será implementado por decreto, de modo voluntarista. Será
fruto de uma ampla negociação nacional, que deve conduzir a uma autêntica
aliança pelo país, a um novo contrato social, capaz de assegurar o crescimento
com estabilidade.
Premissa dessa transição será
naturalmente o respeito aos contratos e obrigações do país. As recentes
turbulências do mercado financeiro devem ser compreendidas nesse contexto de
fragilidade do atual modelo e de clamor popular pela sua superação.
À parte manobras puramente
especulativas, que sem dúvida existem, o que há é uma forte preocupação do
mercado financeiro com o mau desempenho da economia e com sua fragilidade
atual, gerando temores relativos à capacidade de o país administrar sua dívida
interna e externa. É o enorme endividamento público acumulado no governo
Fernando Henrique Cardoso que preocupa os investidores.
Trata-se de uma crise de confiança na
situação econômica do país, cuja responsabilidade primeira é do atual governo.
Por mais que o governo insista, o nervosismo dos mercados e a especulação dos
últimos dias não nascem das eleições.
Nascem, sim, da graves vulnerabilidades
estruturais da economia apresentadas pelo governo, de modo totalitário, como o
único caminho possível para o Brasil Na verdade, há diversos países estáveis e
competitivos no mundo que adotaram outras alternativas.
Não importa a quem a crise beneficia ou
prejudica eleitoralmente, pois ela prejudica o Brasil. O que importa é que ela
precisa ser evitada, pois causará sofrimento irreparável para a maioria da
população. Para evitá-la, é preciso compreender que a margem de manobra da
política econômica no curto prazo é pequena.
O Banco Central acumulou um conjunto de
equívocos que trouxeram perdas às aplicações financeiras de inúmeras famílias.
Investidores não especulativos, que precisam de horizontes claros, ficaram intranquilos.
E os especuladores saíram à luz do dia, para pescar em águas turvas.
Que segurança o governo tem oferecido à
sociedade brasileira? Tentou aproveitar-se da crise para ganhar alguns votos e,
mais uma vez, desqualificar as oposições, num momento em que é necessário tranquilidade
e compromisso com o Brasil.
Como todos os brasileiros, quero a
verdade completa. Acredito que o atual governo colocou o país novamente em um
impasse. Lembrem-se todos: em 1998, o governo, para não admitir o fracasso do
seu populismo cambial, escondeu uma informação decisiva. A de que o real estava
artificialmente valorizado e de que o país estava sujeito a um ataque
especulativo de proporções inéditas.
Estamos de novo atravessando um cenário
semelhante. Substituímos o populismo cambial pela vulnerabilidade da âncora
fiscal. O caminho para superar a fragilidade das finanças públicas é aumentar e
melhorar a qualidade das exportações e promover uma substituição competitiva de
importações no curto prazo.
Aqui ganha toda a sua dimensão de uma
política dirigida a valorizar o agronegócio e a agricultura familiar. A reforma
tributária, a política alfandegária, os investimentos em infraestrutura e as
fontes de financiamento públicas devem ser canalizadas com absoluta prioridade
para gerar divisas.
Nossa política externa deve ser
reorientada para esse imenso desafio de promover nossos interesses comerciais e
remover graves obstáculos impostos pelos países mais ricos às nações em
desenvolvimento.
Estamos conscientes da gravidade da
crise econômica. Para resolvê-la, o PT está disposto a dialogar com todos os
segmentos da sociedade e com o próprio governo, de modo a evitar que a crise se
agrave e traga mais aflição ao povo brasileiro.
Superando a nossa vulnerabilidade
externa, poderemos reduzir de forma sustentada a taxa de juros. Poderemos
recuperar a capacidade de investimento público tão importante para alavancar o
crescimento econômico.
Esse é o melhor caminho para que os
contratos sejam honrados e o país recupere a liberdade de sua política
econômica orientada para o desenvolvimento sustentável.
Ninguém precisa me ensinar a importância
do controle da inflação. Iniciei minha vida sindical indignado com o processo
de corrosão do poder de comprar dos salários dos trabalhadores.
Quero agora reafirmar esse compromisso
histórico com o combate à inflação, mas acompanhado do crescimento, da geração
de empregos e da distribuição de renda, construindo um Brasil mais solidário e
fraterno, um Brasil de todos.
A volta do crescimento é o único remédio
para impedir que se perpetue um círculo vicioso entre metas de inflação baixas,
juro alto, oscilação cambial brusca e aumento da dívida pública.
O atual governo estabeleceu um
equilíbrio fiscal precário no país, criando dificuldades para a retomada do
crescimento. Com a política de sobrevalorização artificial de nossa moeda no
primeiro mandato e com a ausência de políticas industriais de estímulo à
capacidade produtiva, o governo não trabalhou como podia para aumentar a
competitividade da economia.
Exemplo maior foi o fracasso na
construção e aprovação de uma reforma tributária que banisse o caráter
regressivo e cumulativo dos impostos, fardo insuportável para o setor produtivo
e para a exportação brasileira.
A questão de fundo é que, para nós, o
equilíbrio fiscal não é um fim, mas um meio. Queremos equilíbrio fiscal para
crescer e não apenas para prestar contas aos nossos credores.
Vamos preservar o superávit primário o
quanto for necessário para impedir que a dívida interna aumente e destrua a
confiança na capacidade do governo de honrar os seus compromissos.
Mas é preciso insistir: só a volta do
crescimento pode levar o país a contar com um equilíbrio fiscal consistente e
duradouro. A estabilidade, o controle das contas públicas e da inflação são
hoje um patrimônio de todos os brasileiros. Não são um bem exclusivo do atual
governo, pois foram obtidos com uma grande carga de sacrifícios, especialmente
dos mais necessitados.
O desenvolvimento de nosso imenso
mercado pode revitalizar e impulsionar o conjunto da economia, ampliando de
forma decisiva o espaço da pequena e da microempresa, oferecendo ainda bases
sólidas par ampliar as exportações. Para esse fim, é fundamentar a criação de
uma Secretaria Extraordinária de Comércio Exterior, diretamente vinculada à
Presidência da República.
Há outro caminho possível. É o caminho
do crescimento econômico com estabilidade e responsabilidade social. As
mudanças que forem necessárias serão feitas democraticamente, dentro dos marcos
institucionais. Vamos ordenar as contas públicas e mantê-las sob controle. Mas,
acima de tudo, vamos fazer um Compromisso pela Produção, pelo emprego e por
justiça social.
O que nos move é a certeza de que o
Brasil é bem maior que todas as crises. O país não suporta mais conviver com a ideia
de uma terceira década perdidas. O Brasil precisa navegar no mar aberto do
desenvolvimento econômico e social. É com essa convicção que chamo todos os que
querem o bem do Brasil a se unirem em torno de um programa de mudanças
corajosas e responsáveis.
Luiz Inácio Lula da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.