O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Brasil Paralelo: minhas duas interações com os arautos da "nova direita" - Paulo Roberto de Almeida

No momento em que se anuncia que os vídeos do "Brasil Paralelo" passarão a estar disponíveis na TV Educativa, que pertence ao MEC (sendo portanto decisão de governo), alguns observadores registram que eu já "colaborei" com esse grupo de produtores de audiovisuais que se situam numa das vertentes ideológicas do atual governo, ou seja, na direita (qualquer que seja a compreensão que se tenha desse conceito).
Aproveito para esclarecer que não tenho nenhuma identidade política, filosófica ou ideológica com tal grupo, passando então a esclarecer sobre minhas duas únicas interações com o grupo, enfatizando que elas foram feitas inteiramente no mesmo espírito de abertura ao diálogo que mantenho com quaisquer forças políticas ou ideológicas, da extrema esquerda à extrema direita, ou até reacionárias (como é o caso dos principais arautos do governo atual).
Cabe, em primeiro lugar, ficar claro de que não tomei parte em NENHUMA produção do Brasil Paralelo. Fui solicitado, em outubro de 2016, por um amigo, a dar uma entrevista sobre o governo Lula – que havia acabado de acabar, com a consumação do impeachment em agosto daquele ano –, o que fiz, de boa vontade, sem sequer saber exatamente quem seria, quem estava atrás daquele grupo do RS que me pedia a entrevista sem me conhecer direito, e que se dispôs a vir voluntariamente de Porto Alegre a Brasília. Nunca me recusei a dar entrevistas para estudantes, pesquisadores, jornalistas em geral, sem sequer indagar qual é a posição política ou ideológica desses interlocutores. Dei a entrevista e ela se encontra disponível em meu canal do YouTube (https://youtu.be/fWZXaIz8MUc).
Um ano depois, ou seja, em outubro de 2017, fui novamente solicitado a dar uma NOVA ENTREVISTA, sobre os temas da globalização e do globalismo, o que aceitei de boa fé. APENAS, e tão somente no próprio ato da abertura do canal online tomei conhecimento de que seria um DIÁLOGO sobre esses temas, tendo como parceiro na gravação Olavo de Carvalho, que quase automaticamente passou a me agredir gratuitamente, assim como toda a sua tribo, no seguimento desse debate, apenas por que NÃO ACEITEI suas premissas totalmente alucinada e conspiratórias, de que existiria um tal de GLOBALISMO interessado em destruir a soberania dos países (o vídeo desse "diálogo" está aqui: (https://youtu.be/6Q_Amtnq34g).
Eu só posso interpretar essa alucinação coletiva como sendo mais um dos lados demenciais desses grupos reacionários e delirantes.
Termino por dizer que esses dementes continuam influenciando a política externa desvairada do atual governo, e eu continuo a denunciar essas loucuras, em defesa da diplomacia profissional e da respeitabilidade do Itamaraty.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 10/12/2019

Nenhum comentário: