terça-feira, 18 de agosto de 2020

O sistema das Nações Unidas: notas sobre sua evolução - YouTube Paulo Roberto de Almeida

O sistema das Nações Unidas:
notas sobre sua evolução

Paulo Roberto de Almeida
[Objetivo: Notas para alocução oral, na abertura de um Simulado sobre as Nações Unidos para alunos do Colégio Sartre, de Salvador; finalidade: mensagem de vídeo; incluído no YouTube]

Sumário: 
1. A ONU é a melhor promessa, atualmente, de tentativa de substituir a força do direito pelo direito da força, que prevaleceu nas relações internacionais durante largo tempo.
2. A primeira tentativa, a Liga das Nações, ao final da Primeira Guerra Mundial, em 1920, não conseguiu evitar guerras e invasões imperialistas de um país por outro, como por exemplo a invasão da Manchúria chinesa pelo Japão, em 1931, a da antiga Etiópia, chamada Abissínia, pela Itália em 1936, e, sobretudo, a anexação da Áustria e de partes da antiga República Tchecoslováquia, pela Alemanha nazista, em 1939, que precedeu à própria invasão da Polônia por Hitler em 1939, que inaugurou a Segunda Guerra Mundial, a mais terrível na história da humanidade, sobretudo pelo Holocausto.
3. A ONU foi organizada pelas nações vencedoras ao cabo dessa guerra, principalmente pelos Estados Unidos, pela União Soviética e pela Grã-Bretanha, com a agregação da França e da China no curso do processo, o que resultou na configuração do seu Conselho de Segurança, o seu órgão máximo, com esses cinco membros permanentes, e agora mais 10.
4. Estrutura da ONU: CSNU. AGNU, Ecosoc, comissões e agências especializadas, com alguma herança da Liga das Nações, como a OIT, e a formação de órgãos subsidiários ao longo dos anos; Bretton Woods é uma categoria especial, independente da ONU, em 1944.
5. Os países em desenvolvimento lutaram pelo princípio do tratamento especial e mais favorável, com uma interpretação mais flexível do princípio da reciprocidade; foi assim que se constitui a Unctad, em 1964, e a reforma do Gatt, agora integrado à OMC (que poderia existir desde 1948, ao final da conferência de Havana).
5. Missões de paz: de imposição e de manutenção de paz: exemplos
6. Conferências diplomáticas: Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); Direito do Mar (1996); Meio Ambiente e Desenvolvimento (1972, 1992); Habitação, Mulher. Raça...

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 3735, 17 de agosto de 2020
Incluído no YouTube (link: https://youtu.be/fzWo0GafCO8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.