quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Palestra e livro de Celso Amorim: Entre virtudes e vocações - UEPB, 6/08/2020

 PALESTRA

Diplomata Celso Amorim lança livro publicado pela Editora A União em parceria com a EDUEPB


Celso ministrará a palestra “Política externa brasileira e Democracia: Balanço e perspectivas”. Imagem: Divulgação

Primeira personalidade a receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o embaixador e ex-ministro de Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, lança, nesta quinta-feira (6), o livro “Celso Amorim: Entre virtudes e vocações”, publicado pela Editora A União, em parceria com a Editoria da UEPB (EDUEPB).

O lançamento será por meio de uma live, às 18h, com o diplomata, transmitida na página do facebook do livro (https://www.facebook.com/Livroamorim) e também pelas redes sociais oficiais da Rádio Tabajara no Instagram (@radiotabajara) e no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCfE3N8284UA8bVe4Jc789qg). Na ocasião, Celso ministrará a palestra “Política externa brasileira e Democracia: Balanço e perspectivas”. O evento está sendo organizado pelo professor do Câmpus V da UEPB, Carlos Enrique Ruiz Ferreira, e pela diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez.

“Celso Amorim: entre virtudes e vocações” é uma coletânea de textos do embaixador, produzidos entre 1991 e 2011. Os textos foram selecionados pelos professores Carlos Enrique Ruiz Ferreira e Daniel Afonso da Silva (organizadores), tendo em conta a dimensão histórica e analítica sobre as questões fundamentais da política internacional e da política externa brasileira.

Professor Carlos destacou a relevância da obra e lembrou que o livro foi impresso pela Editora A União, em parceria com a Editora Universitária da UEPB (EDUEPB), que realizou a revisão, editoração e diagramação, além da criação de arte da capa do livro. “É um livro que apresenta uma coletânea de textos de Celso Amorim durante 20 anos da vida do ex-ministro. Fizemos uma criteriosa seleção dos textos dele, tendo em conta o rigor e a contribuição analítica que ele deu para a política internacional e para a política externa brasileira”, comentou professor Carlos Enrique.

O livro abarca 20 anos de escritos e produção intelectual desse importante homem da República brasileira. Neste tempo, Celso Amorim ocupou o posto de embaixador em Genebra e Londres, foi representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) e ministro de Relações Exteriores do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

A obra também contempla alguns de seus escritos e contribuições para a Carta Capital, na coluna Radical Livre. Com prefácio do ex-presidente Lula, o livro pretende contribuir para o debate e a formação acadêmica de estudantes, diplomatas, funcionários internacionais, professores e interessados em geral na área de Ciências Sociais e Humanas, em especial dos campos de Relações Internacionais, Ciência Política, História, Economia, Direito e Geopolítica.

Celso Amorim foi ministro de Relações Exteriores entre 1993 e 1995 e entre 2003 e 2010. Foi também ministro da Defesa entre 2011 e 2015. No livro, Celso aborda a trajetória da política brasileira em relação aos países árabes, culminando no reconhecimento do Estado Palestino. O ex-ministro, ora no papel de político-diplomata, ora no de negociador comercial, conduziu o Brasil ao protagonismo na busca por uma solução pacífica e negociada para a questão iraniana, bem como nas negociações da Rodada Doha.

Celso Amorim se tornou a primeira personalidade a receber o título de Doutor Honoris Causa da UEPB, a mais alta honraria outorgada pela Instituição. O título de Doutor Honoris Causa foi uma propositura oriunda do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), Câmpus de João Pessoa, através do Departamento de Relações Internacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.