A ADB/Sindical quer traçar um diagnóstico sobre a carreira de diplomata
Com o intuito de conhecer, em profundidade e com rigores estatísticos, o perfil e a opinião dos diplomatas brasileiros, a ADB Sindical abre chamada pública para receber propostas de prestação de serviços de consultoria, na área de pesquisa sobre a força de trabalho que compõe a carreira.
O estudo ajudará na construção de uma base de dados para subsidiar ações estratégicas para o fortalecimento da classe, e na identificação de medidas que possam vir a ser sugeridas pela Associação/Sindicato à administração do Ministério das Relações Exteriores, com o objetivo de aperfeiçoar a gestão de pessoas e a prestação de serviços públicos.
As empresas interessadas devem enviar suas propostas até o dia 20/01/2021 para o e-mail secretaria@adb.org.br. Será considerada vencedora pela Associação/Sindicato a proposta mais completa pela Diretoria de Estudos e Pesquisas da entidade. Critérios como, metodologia, preço, cronograma de entrega de cada produto e experiência dos pesquisadores serão considerados positivamente na avaliação das propostas, assim como:
• estratégia de relacionamento com a administração do MRE:
apresentação, realização (incluindo acesso a dados) e comunicação do estudo;
• aspectos éticos e jurídicos relacionados à privacidade, segurança de dados, demais direitos dos funcionários e propriedade dos dados obtidos;
• estratégias de comunicação com as pessoas pesquisadas de modo a despertar interesse e garantir a participação; e
• estratégia de divulgação do estudo, em coordenação com a Diretoria da Comunicação da ADB/Sindical, envolvendo responsáveis, cronograma e protocolos de gestão e segurança da informação.
Para mais informações, entrar em contato com a secretaria da ADB/Sindical: secretaria@adb.org.brou pelos telefones: (61) 3224-8022 / 2030-6950 / 3322-0504
Veja abaixo o que deve contemplar a pesquisa:
A) Produto 1: sugestão de objetivos específicos, levantamento de fontes disponíveis e elaboração de desenho metodológico Seguem, abaixo, elementos que deverão ser contemplados no produto 1:
A1. Obtenção de dados sobre a composição atual do corpo diplomático, tais como gênero, raça, orientação sexual e identidade de gênero, deficiência, idade, origem geográfica, patrimônio, estado civil, nacionalidade e profissão do cônjuge, dependentes, parentesco com outros membros do Serviço Exterior Brasileiro, classe da carreira, postos e lotações ocupados.
A2. Obtenção de dados sobre os candidatos à carreira de diplomata dos últimos 5 anos, levando-se em consideração, sempre que possível, os recortes indicados no item A1.
A3. Obtenção de dados sobre os diplomatas aposentados, levando-se em consideração, sempre que possível, os recortes indicados no item A1.
O desenho metodológico deverá levar em conta, além dos objetivos geral e específicos da pesquisa e das fontes disponíveis, as restrições e oportunidades previstas na legislação brasileira, em especial Lei de Acesso à Informação e Lei Geral de Proteção de Dados.
B) Produto 2: realização da pesquisa
Execução da pesquisa proposta como parte do produto 1, após aprovação pela Diretoria Executiva da ADB.
C) Produto 3: identificação de padrões evidenciados nos dados coletados Relatório de análise dos dados encontrados na segunda fase, contemplando, pelo menos:
C1. Identificação das principais assimetrias no acesso, progressão, lotação e desempenho de funções de liderança no Brasil e exterior em função dos dados obtidos na primeira etapa;
C2. Identificação das principais assimetrias entre os candidatos e os aprovados do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata nas diferentes fases;
C3. Evolução das assimetrias identificadas nos itens C1 e C2 ao longo dos respectivos períodos estudados.
D) Produto 4: descrição das condicionantes normativas da política de pessoal Descrição das restrições e estímulos, constantes de regras escritas e não escritas, para ingresso e ascensão profissional, que possam guardar relação com os resultados do produto 3.
E) Produto 5: benchmarking
Coleta e apresentação de dados relevantes para o estudo sobre entidades públicas e privadas no Brasil e chancelarias estrangeiras, que possam servir de inspiração para melhoria da gestão de pessoal no MRE, sem perder de vista a dimensão da necessidade de adaptabilidade à realidade do Itamaraty.
F) Produto 6: sugestões de medidas para mitigar as assimetrias identificadas Apresentar possíveis soluções para melhoria da gestão de pessoal no MRE.
3. Do modelo de Execução
A execução dos produtos descritos no item 2 deste Termo ocorrerá no prazo máximo de 12 meses. A proposta deverá apresentar cronograma de entrega de cada produto.
Os produtos serão avaliados pela Diretoria de Estudos e Pesquisas da ADB/Sindical, que poderá apresentar sugestões de ajustes na pesquisa e apresentação de cada produto.
Clique aqui para acessar o documento Edital Diversidade PDF
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.