O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Academia Brasileira de Ciência: "ciência gera desenvolvimento"

O papel fundamental da ciência na construção da nação:

Ciência Gera Desenvolvimento é um projeto da Academia Brasileira de Ciências que utiliza a divulgação científica para conscientizar a população sobre a importância do investimento em ciência e dos seus impactos na economia e na sociedade.
Desde 2017, divulgamos uma série de vídeos curtos, dinâmicos, acessíveis e cheios de informação, que mostram, com exemplos reais, como a produção científica pode ser traduzida em benefícios palpáveis para o nosso país.

O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo. E ainda com o menor custo de produção! Grande parte dessa conquista se deve à engenheira agrônoma Johanna Döbereiner, que desenvolveu um mecanismo que trouxe economia nos gastos com fertilizantes! Quer saber como? É só assistir ao primeiro vídeo da série.

CNPq, Comissão Nacional de Energia Nuclear e Instituto de Matemática Pura e Aplicada: provavelmente você já ouviu falar de alguma dessas instituições. Sabe o que elas têm em comum? O Almirante e ex-presidente da ABC Álvaro Alberto estava envolvido na criação de todas elas. Conheça a sua importante trajetória no segundo vídeo do projeto.

Você sabia que a insulina usada no tratamento de diabetes era tirada de bois e porcos? Foi o médico Marcos Luiz dos Mares Guia que desenvolveu o método que gera a insulina humana e fez do Brasil o líder dessa produção. Ficou curioso? Confira o terceiro vídeo da série, que foi lançado no dia 14 de maio!

Vídeos disponíveis no site da ABC.




Nenhum comentário: