O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

2040) Pausa para uma pequena reflexao sobre o Brasil - Andrei Pleshu

Reflexão encaminhada pelo economista Ricardo Bergamini:

Autor: Andrei Pleshu, filósofo romeno.

No Brasil, ninguém tem a obrigação de ser normal. Se fosse só isso, estaria bem. Esse é o Brasil tolerante, bonachão, que prefere o desleixo moral ao risco da severidade injusta. Mas há no fundo dele um Brasil temível, o Brasil do caos obrigatório, que rejeita a ordem, a clareza e a verdade como se fossem pecados capitais. O Brasil onde ser normal não é só desnecessário: é proibido. O Brasil onde você pode dizer que dois mais dois são cinco, sete ou nove e meio, mas, se diz que são quatro, sente nos olhares em torno o fogo do rancor ou o gelo do desprezo. Sobretudo se insiste que pode provar”.


Acrescento eu que a bizarrice brasileira vem aumentando muito nos últimos tempos, por obra de gregos e goianos (com o perdão dos goianos, mas eu quis dizer simplesmente que os ataques à racionalidade vêm de todos os lados).
Parece-me que estamos em linha com as preocupações manifestadas em meu último trabalho publicado:

A coruja de Tocqueville: fatos e opiniões sobre o desmantelamento institucional do Brasil contemporâneo
Espaço Acadêmico (ano 9, n. 107, abril 2010, p. 143-148).

3 comentários:

Luiza Nonato disse...

Professor,

tenho interesse em adquirir o livro de sua autoria sob o título "Relações Internacionais e política externa do Brasil: história e sociologia da diplomacia brasileira", uma vez que vem a calhar com o tema da minha monografia sobre a política externa do governo Lula, por um de seus tópicos tratar da participação dos partidos políticos. Existe um exemplar na biblioteca da faculdade, mas há muitos dias o indivíduo que o locou não teve o bom senso de devolvê-lo no prazo e não tenho mais paciência em esperar! No site da editora UFRGS também não o encontrei. Sendo assim, há algum outro meio? Obrigada, desde já.

Ivan Di Simoni disse...

Olá sr Paulo Roberto. leio seu blog há algum tempo, sou estudante de relações internacionais no Rio de Janeiro e resolvi escrever um blog sobre o assunto, gostaria muito que o sr visitasse meu blog e me desse sua opinião se possível. Tenha em mente é claro que sou apenas um estudante que criou um blog sem grandes pretenções, quero apenas aprimorar a minha escrita sobre o assunto. muito obrigado
diplomassinha.blogspot.com

Paulo Roberto de Almeida disse...

Bem feito e bem humorado, Ivan, voce tem tecnica, jeito e humor para manter um blog interessante. Meus cumprimentos.
Tampouco tem medo de expressar suas opinioes. Meus parabens por isso tambem.
Va em frente, acumule materiais, sobretudo analises e continue seguindo a atualidade.
Eu apenas recomendaria um pouco mais de isencao, pois temas politicos nao sao necessariamente em branco e preto, como apreciam certos autores.
Cordialmente,
Paulo Roberto de Almeida