O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 22 de abril de 2012

Um fascista ameaça este blogueiro: bem conforme a sua natureza totalitária e policialesca...

Um espírito totalitário e policialesco, que não tem nenhuma vergonha de fazer ameaças fascistas, mas tem vergonha de revelar o seu nome, faz ameaças claras e diretas a este modesto blogueiro, que certamente não tem o poder que ele tem de mobilizar a Receita e outros órgãos de investigação para ameaçar quem escreve, vejam vocês, sobre uma exposição de arte no norte da Itália.
Comentários desse tipo seriam apenas delirantes, se eles não fossem, ao mesmo tempo, reveladores da construção do fascismo no Brasil, do Estado policial que indivíduos de espírito totalitário como esse prometem implantar, se para isso dispusessem de condições.
Só não vivemos, ainda, num Estado fascista porque a sociedade brasileira, em sua vasta maioria recusa esse tipo de fascismo de esquerda, que indivíduos como esse poderiam criar, mas a semente está presente, disso podemos ter certeza.
Nem deveria publicar, ou comentar, não exatamente responder, ameaças totalitárias desse tipo, se não fosse pela oportunidade que me oferecem seres desprezíveis como esse de alertar os leitores que aqui comparecem para os perigos que corremos, caso seus projetos encontrem acolhida na sociedade (o que não está excluído: já vimos esse filme na Europa do entre-guerras e estamos vendo aqui perto de nós).

Vou primeiro transcrever as palavras abjetas feitas em comentários recebidos anonimamente em 22/04/2012 (a mesma mensagem chegou-me duas vezes, aliás), para depois retomar meu alerta sobre a ameaça do fascismo em construção, talvez destacando trechos da mensagem para deixar bem claro o que penso de animais dessa espécie.
Esclareço, por oportuno, que o comentário veio acoplado a meu post sobre a exposição das obras da dinastia Brueghel, em Como, na Itália, daí os questionamentos iniciais do animal fascista. O post original, agora complementado com informação sobre outra exposição, é este aqui:

SÁBADO, 21 DE ABRIL DE 2012

A dinastia Brueghel, em mostra excepcional (em Como, Italia)



Transcrevo agora o que me escreveu o totalitário ainda se preparando para seu Estado policial:

Anônimo disse...
Com dinheiro de quem ?
Como um simples diplomata tem dinheiro assim, se vocês reclamam tanto que ganham mal ? 
Acho que suas reclamações do PT devem ser para desviar o que entra em suas contas, certamente.
O PT e outros partidos de base aliada, bem como, amigos do Itamaraty estão acompanhando seu blog, da mesma forma que nos acompanha, diariamente. 
A Receita Federal irá ver quanto você declara e quanto entra em suas contas bancárias. 
Vamos ver se sua vida é condizente com seus recebíveis...
É dando que se recebe, meu caro Paulo Roberto de Almeida.
Está dado o recado homem "probo".

Um anônimo governamental
(E novamente:)
Anônimo disse...
Com dinheiro de quem ?
Como um simples diplomata tem dinheiro assim, se vocês reclamam tanto que ganham mal ? 
Acho que suas reclamações do PT devem ser para desviar o que entra em suas contas, certamente.
O PT e outros partidos de base aliada, bem como, amigos do Itamaraty estão acompanhando seu blog, da mesma forma que nos acompanha, diariamente. 
A Receita Federal irá ver quanto você declara e quanto entra em suas contas bancárias. 
Vamos ver se sua vida é condizente com seus recebíveis...
É dando que se recebe, meu caro Paulo Roberto de Almeida.
Está dado o recado homem "probo".

Um anônimo governamental
Retomo (PRA):
Não tenho, como disse, obrigação nenhuma de responder a um totalitário declarado, como o fascista acima transcrito, mas, repito, suas ameaças são uma excelente oportunidade para reforçar o sentido deste blog, que é o de expor ideias, debater políticas, defender democracia e a mais total liberdade, tudo o que não tem, não quer ter, e quer impedir-nos de ter indivíduos desse quilate.
Nada melhor do que aproveitar o comentário ameaçador do fascista para alertar meus leitores sobre o perigo que nos ronda, caso o projeto que ele encarna seja implantado no país.

Vamos lá, ponto por ponto:

1) Com dinheiro de quem ?
PRA: Isso ele não terá dificuldade em saber, já que, como indicado acima, tem amigos na Receita, e provavelmente em outros órgãos policialescos e de inteligência (mas acho que este termo não se aplica…).

2) Como um simples diplomata tem dinheiro assim, se vocês reclamam tanto que ganham mal ?
PRA: Grato pelo simples diplomata: é exatamente o que sou. Mas eu me permitiria acrescentar que sou também professor, não porque necessite ser, mas porque gosto de dar aulas, o que faço por prazer e em total compatibilidade com o Serviço Exterior. Talvez ele tenha inveja, por não ter condições de ser professor, sendo apenas um totalitário a serviço de uma causa deplorável. Mas mesmo indivíduos desprezíveis como ele podem ser professores, já que no Brasil há dezenas, talvez milhares, que se pautam pelas mesmas causas derrotadas, mas sempre ameaçadoras, como um fascismo pretensamente de esquerda, totalitário, como é de sua natureza.

3) Acho que suas reclamações do PT devem ser para desviar o que entra em suas contas, certamente.
PRA: “Reclamações”? Eu?! Apenas transcrevo aqui o que leio na imprensa, geralmente de cunho econômico, que é área que me interessa. Quanto ao fascista em questão, ele tem vocação para policial de Estado totalitário, um pequeno Big Brother desprezível que gosta de fazer ameaças e insinuações, mas não tem coragem de fazê-lo abertamente.  Mas sinceramente eu não entendi o que ele quis dizer: seu Português é muito estropiado, como ocorre frequentemente nesses meios.

4) O PT e outros partidos de base aliada, bem como, amigos do Itamaraty estão acompanhando seu blog, da mesma forma que nos acompanha, diariamente.
PRA: Deve ser uma ameaça. “Amigos do Itamaraty”? O único que sei que assinou o cartão de membro do partido a que pertence nosso fascista comentarista é um antigo ministro. Deve ser esse, mas atenção: ele antes era um militante de outras causas e de outros partidos. Convém reexaminar a lista de amigos, para não ter surpresas mais adiante. Que tal exigir autocrítica e vigilância permanente?
Aproveito para agradecer o prestígio que me dá, saber que tantos amigos (e alguns inimigos, também, estou certo disso) estão acompanhando meu blog, o que aumenta a minha responsabilidade na defesa das boas causas, uma das quais é, justamente, alertar sobre o fascismo em construção no Brasil; a outra é sempre lutar pelas liberdades mais amplas, algo que deve causar desconforto em seres desprezíveis como esse fascista ameaçador.
Sinto confessar, porém, que não pretendo reciprocar, ou seja acompanhar o tipo de blog a que ele se refere. Me dá um fastio muito grande ler toda essa linguagem stalinista, mentirosa, totalitária, mistificadora, que aliás eu conheço muito bem. Desde o século passado, se ouso dizer.
Não, esse tipo de lixo eu não acompanho, ou apenas indiretamente, pelo que sai publicado na imprensa livre (que ainda existe no Brasil e causa muito desconforto em espíritos totalitários como ele e seus “amigos”).

5) A Receita Federal irá ver quanto você declara e quanto entra em suas contas bancárias.
PRA: Uau! Nosso fascista é amigo da Receita. Ou talvez não; apenas deve ter militantes da causa totalitária trabalhando no órgão, que de vez em quando podem fazer um trabalho extra, a soldo ou por pura convicção ideológica, a mesma do nosso fascista comentarista, sempre em defesa das causas mais desprezíveis como essa, a de ameaçar cidadãos com devassa e garrote vil. Ele deve ter pensado nesse procedimento inquisitorial no dia 21 de Abril, dia de Tiradentes, o homem que morreu como resultado de uma devassa desse tipo, bem mais séria no caso do herói mítico da Inconfidência.
Bem, pelo menos a única coisa que a Receita pode fazer comigo é me fiscalizar, colocar alguma multa por quaisquer royalties não declarados de meus livros publicados – vocês sabem, as editoras depositam e não me avisam e eu deixo de informar, como já aconteceu, mas a Receita, que tudo vigia, sempre sabe de tudo – e fica acertado assim.
Ou será que o nosso fascista pretende também que eu seja enforcado e esquartejado? Aposto como ele gostaria de me ver supliciado. Combina com o seu espírito totalitário.

6) Vamos ver se sua vida é condizente com seus recebíveis...
PRA: Uau 2! Nova ameaça? Deixa eu ver se posso ajudar nosso fascista. Diferentemente dos companheiros que, sem precisar provar mérito ou fazer concurso – algo que eu já fiz para ser um “não-Anônimo governamental” – ganham salários de marajás, DAS (o que eu não tenho), honorários por participar de conselhos de estatais (deve ser por isso que eles criaram algumas dezenas de novas estatais), e que passam o tempo em restaurantes chiques de Brasília, complotando contra modestos blogueiros como este que aqui escreve, eu gasto meu dinheiro com, pela ordem:
(a) livros; (b) livros; (c) livros; (d) restaurantes, quando possível, desde que não sejam caros, como devem ser os do nosso fascista; (e) viagens (elas ilustram, mas não sei se o fascista gosta de se ilustrar; indivíduos como ele aparentemente preferem emburrecer); (f) livros, viagens... etc., etc., etc.
         Vou até informar onde vou, para dar um gostinho na boca do nosso fascista.
Depois de ter saído de Paris, passado em Genova (exposição Van Gogh); Roma (exposição sobre o arquivo secreto do Vaticano); Macerata (terra do padre Mateo Ricci, mas esse aí o fascista vai ter de buscar no Google); Bolonha (muitas exposições em museus, palácios, restaurantes, livrarias, etc); Lugano (museu Herman Hesse); Como (exposição Brughel); Berna (pinturas do Herman Hesse), e agora em Basel, ou Basiléia, para os puristas (terra do Erasmo, o homem que lutava pela liberdade, simplesmente, e contra a intolerância e o fanatismo, características de que deve ser adepto nosso fascista), eu vou para a terra do Marx, sim o velho barbudo, mas na época ele era apenas um bebê. Ele nasceu em Trier, ou Treves, na Renânia alemã, caso o nosso fascista não saiba e nunca teve a oportunidade de visitar. Se ele me escrever gentilmente, quem sabe eu possa comprar para ele um simpático broche marxista, com a cara do profeta alemão, que aliás ficaria escandalizado com a burrice de seus supostos seguidores. Tudo isso comendo lautamente, claro, e hoteis razoáveis...
Depois da cidade natal de Marx, vou à cidade do Guilherme de Rubrouck, um monge peregrino na China dos mongóis, mas isso eu deixo para o nosso fascista fazer um pouco de googlelização, pois não vou lhe dar o serviço completo. Depois volto a Paris, onde tenho uma conferência a dar, sobre a grande marcha atrás da América Latina (com a ajuda dos companheiros fascistas, claro).

7) É dando que se recebe, meu caro Paulo Roberto de Almeida.
PRA: Aposto como o nosso fascista repete isso de orelha, e nem sabe qual a frase original de quem primeiro falou algo próximo disso, e certamente não com o espírito dos aproveitadores totalitários. Mas não vou contar essa tampouco. Vou deixar ele fazer uma pesquisa primeiro, para não ficar repetindo bobagens desse tipo.

8) Está dado o recado homem "probo".
PRA: Mais uma ameaça policialesca? Esse pessoal deve ser reencarnação do Torquemada, de todos aqueles fanáticos que queimavam primeiro e perguntavam depois (ops, não, essa é contra os ianques, ou estadounidenses, como eles gostam de dizer, o certo é, interrogue torturando, até obter a resposta certa). Nosso fascista estaria bem trabalhando com os camisas negras, com os inquisidores profissionais, com os administradores do Gulag (ainda tem muitos na Coreia do Norte), com seus colegas de tristes ditaduras, que começam primeiro ameaçando, depois eles passam aos atos.
Que futuro exemplar nos aguarda no Brasil, caso esse pessoal realize seus mais ambicionados projetos, que beleza de ditadura...

9) Um anônimo governamental
PRA: Eu deveria dizer “Muito prazer!”?
Acho que não: um imenso desprazer, na verdade. 
Mas, de fato, tenho a agradecer o comentário totalitário, absolutamente desprezível do nosso fascista que se declara um “anônimo governamental”. Suas palavras, que imagino sinceras e verdadeiras, me permitem conhecer um pouco melhor o que vai pela cabeça dessa gente desprezível e, com isso, alertar meus poucos leitores.
Como devo me despedir?
 Um não anônimo governamental ?

Mas não sou governamental, sou apenas do Estado, algo mais permanente do que os totalitários que por ali passam momentaneamente, temporariamente.
No que depender de mim, mesmo que eles ali fiquem muitos anos, como é o seu projeto, as mentiras não passam facilmente, não pelo menos com a minha omissão.
Outras ditaduras do tipo preferido pelo nosso fascista duraram 70 anos, outras menos; um dia tudo isso passa, e a liberdade de pensamento, e de ação, volta a não ter ameaças totalitárias como a desse ser desprezível. 
Estou certo disso. Ele é que deve temer, pois fanatismos e intolerâncias não combinam bem com o Brasil. Ele deveria buscar outras paragens...

Paulo Roberto de Almeida
Basileia, 22 de abril de 2012, 23h53

11 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente, os dados das declarações anuais de Imposto de Renda podem ser encontrados, vendidos, na rua Santa Ifigênia, São Paulo, por volta de R$ 100.

A Receita Federal não é mais aquela...

Capa Negra disse...

"Dentre todas as tiranias, uma tirania exercida pelo bem de suas vítimas pode ser a mais opressiva. Talvez seja melhor viver sob um ditador desonesto do que sob onipotentes cruzadores da moralidade. A crueldade do ditador desonesto às vezes pode se acomodar, em algum ponto sua cobiça pode ser saciada; mas aqueles que nos atormentam para o nosso próprio bem irão nos atormentar indefinidamente, pois eles assim o fazem com a aprovação de suas próprias consciências." C.S. Lewis

Leandro Pereira disse...

Quem tem medo da Receita? Meu Contabilista, ri e ri, todos os dias!
Meu advogado e suas off-s.. cof, cof... mais ainda! Dr.Paulo Roberto, não dê ouvidos a tais vermes...

Unknown disse...

Chega a ser assustadora uma ameaça do tipo. Parabéns pela coragem de expor os fatos aqui, Sr. Paulo! E para deleite do anônimo, pois sabemos que ele olhará os comentários aqui postados: saiba que todas as matérias do ''fascismo em construção'' foram por mim compartilhadas nas redes sociais. Será que ele também vai me monitorar? Pessoas doentes deveriam se tratar.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Bem, so me resta aguardar perquisicao da Receita, um orgao proto-fascista, junto com a Anvisa, um orgao inteiramente fascista.

Anônimo disse...

Prof,

Acredito que a melhor saída para este país, continue sendo o aeroporto de Guarulhos, o senhor não acha?

Abraços,

Fabricio de Souza

Anônimo disse...

"(...)Nem há nesta hipocrisia que admirar, ela é companheira, ou protetora do temor, que é consequência inivitável do poder usurpado e cruel; e a Inquisição nenhum homem mais teme e aborrece do que os aplicados a letras, ou amigos da ciência."
*Hiólito José da Costa; in:"Narrativa da Perseguição"; p.52.

Vale!

JOB FERREIRA DA CUNHA BANANAL - SP disse...

DR .PAULO ,NÃO LIGA NÃO . TENHO UMA PEQUENA DIFERENÇA POLITICA COM O SENHOR .MAS MUITO RESPEITO PELA PESSOA DO SENHOR .ANÕNIMO QUE FAZ AMEAÇA É COVARDE ...ATÉ ACEITO O ANÕNIMATO , QUANDO ESTE É CONSTRUTIVO...MAS AMEAÇA ANÕNIMA ..É ATO DE PESSOAS SEM CARATER E COVARDE .... MALACHHA-MAVET@HOTMAIL.COM

Eduardo Rodrigues, Rio disse...

Rodrigo Constantino recentemente relatou problema semelhante ao seu. Certamente não são os únicos; a lista é longa. Essa corja importuna e ameaça qualquer pessoa de bem que os contrarie. Na minha opinião, o que vem ocorrendo é só mais um sinal claro de que o senhor está no caminho certo.

Petralhas virtuais - estudo de caso
Rodrigo Constantino
http://rodrigoconstantino.blogspot.com.br/2012/04/petralhas-virtuais-estudo-de-caso.html

fabio disse...

Paulo, sua coragem é de admirar. Fique certo que ela inspira quem le a não se submeter a esses fascistas.

Fábio

Vicente Dobroruka disse...

Deveriam ler (caso soubessem ler, Paulo) "Fascismo de esquerda" - como se houvesse outro. Estou contigo e vejo o ovo da serpente sendo chocado desde os anos 80. Parabens pela coragem.