O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 17 de maio de 2016

Manifestacoes politicas a partir de 2013, movimentos "sociais" - Raul Sturari e Paulo Roberto de Almeida (IDP, 18/05, 19:30hs)


Atendendo a um gentil convite do Professor Danilo Porfirio, meu grande amigo (que eu chamo de "Pancho Villa do Direito", mas apenas por grande semelhança física, não por usar armas, ou apenas as do Direito), não pude dizer não para fazer uma palestra-debate sobre velhos e novos movimentos ditos sociais, juntamente com  Raul Sturari, outro grande amigo, companheiro dos tempos de planejamento estratégico até dez anos atrás.
Não me considero especialista nesses velhos e novos animais da planície dos protestos nas ruas e praças, especialmente nos anos recentes (inclusive por ter estado fora do Brasil até poucos meses antes).
Mas, como já fui um ativista de passeatas, nos velhos tempos do regime militar, quando a gente protestava contra a ditadura, o imperialismo, o Rockefeller e outros "inimigos de classe", espero poder trazer alguns argumentos sensatos a um debate que geralmente costuma ser pautado pelo maniqueismo dos protagonistas.
Na verdade, eu teria gostado de ter um desses defensores dos ditos "movimentos sociais" para saber como é que eles conseguem ignorar o mar de corrupção, o oceano de patifarias, o desastre econômico, e se concentrar naquela história do "golpe".
Enfim, não haverá, portanto, o contraditório, mas seremos objetivos ainda assim.

Amanhã de noite, 18/05/2016, em Brasilia, no IDP (Instituto de Direito Público, na 607 Sul, L2), as às 19:30hs

Não paga nada, só a gasolina ou a passagem do transporte público...

Nenhum comentário: