O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Pesquisa Historica e Prosopografia – ​Biografia como metodo nas RI - Rogerio de Souza Farias


 iREL-UnB promove conferência sobre “Pesquisa Histórica e Prosopografia – ​Biografia como método nas Relações Internacionais” - Rogério de Souza Farias

​O Centro de Estudos sobre as Relações Internacionais do Brasil Contemporâneo, laboratório do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília, convida para a conferência “Pesquisa Histórica e Prosopografia – ​Biografia como método nas Relações Internacionais”, a ser proferida pelo Prof. Rogério de Souza Farias. O evento terá lugar no dia 12 de setembro, a partir das 08:30h, na Sala Multiusos do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.

Rogério de Souza Farias é Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2012) e desenvolveu estudos pós-doutorais na Universidade de Chicago (2014-2016). Foi visiting scholar do Lemann Institute for Brazilian Studies e associate do Center for Latin American Studies da Universidade de Chicago. Publicou artigos em Latin American Policy, Political Studies Review, Journal of World Trade, World Trade Review, The International History Review, Millennium, Revista Brasileira de Política Internacional, Contexto Internacional, Política Externa e Revista do Instituto Geográfico e Histórico Brasileiro. Publicou dois livros sobre negociações comerciais multilaterais.
Rogério de Souza Farias lançou recentemente o livro Edmundo P. Barbosa da Silva e a construção da diplomacia econômica brasileira, sobre o diplomata de carreira, Edmundo Penna Barbosa da Silva (1917-2012). O personagem exerceu papel crucial nas negociações em favor do comércio externo brasileiro, sendo personalidade central do desenvolvimentismo da década de 1950. Foi articulador da diplomacia econômica na busca de capital estrangeiro, na elevação das tarifas aduaneiras, no aumento de laços com os vizinhos, bem como na reabertura das relações comerciais com a União Soviética. A obra tem o prefácio assinado pelo embaixador Marcilio Marques Moreira.

 O livro está disponível para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG.

Nenhum comentário: