quinta-feira, 6 de junho de 2019

Academia Brasileira de Ciência: "ciência gera desenvolvimento"

O papel fundamental da ciência na construção da nação:

Ciência Gera Desenvolvimento é um projeto da Academia Brasileira de Ciências que utiliza a divulgação científica para conscientizar a população sobre a importância do investimento em ciência e dos seus impactos na economia e na sociedade.
Desde 2017, divulgamos uma série de vídeos curtos, dinâmicos, acessíveis e cheios de informação, que mostram, com exemplos reais, como a produção científica pode ser traduzida em benefícios palpáveis para o nosso país.

O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo. E ainda com o menor custo de produção! Grande parte dessa conquista se deve à engenheira agrônoma Johanna Döbereiner, que desenvolveu um mecanismo que trouxe economia nos gastos com fertilizantes! Quer saber como? É só assistir ao primeiro vídeo da série.

CNPq, Comissão Nacional de Energia Nuclear e Instituto de Matemática Pura e Aplicada: provavelmente você já ouviu falar de alguma dessas instituições. Sabe o que elas têm em comum? O Almirante e ex-presidente da ABC Álvaro Alberto estava envolvido na criação de todas elas. Conheça a sua importante trajetória no segundo vídeo do projeto.

Você sabia que a insulina usada no tratamento de diabetes era tirada de bois e porcos? Foi o médico Marcos Luiz dos Mares Guia que desenvolveu o método que gera a insulina humana e fez do Brasil o líder dessa produção. Ficou curioso? Confira o terceiro vídeo da série, que foi lançado no dia 14 de maio!

Vídeos disponíveis no site da ABC.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.