domingo, 10 de março de 2019

O minimo que você precisa saber sobre Olavo de Carvalho - Martim Vasques da Cunha

Nota sobre supressão de postagem em 16/09/2019: 

Recebi, na data acima, esta comunicação do Departamento Jurídico da Gazeta do Povo. Esclareço, entretanto, que minha postagem não pretendia violar nenhum direito autoral, uma vez que recebi o material de terceiros, indicando un link de acesso à matéria título.
Como meu blog se destina a informar e debater, entendi que a remessa cumpria objetivos legítimos, e assim postei o material.
Em cumprimento à notificação, fica a matéria devidamente suprimida, embora eu mantenha meu preâmbulo, eliminando, porém, o link de acesso.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 16 de setembro de 2019

=============

On 16 Sep 2019, at 15:36, (via formulário do site www.pralmeida.org):

Assunto do contato: Reclamações
Mensagem: NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL
NOTIFICADO: PAULO ROBERTO DE ALMEIDA (blog DIPLOMATIZZANDO)
Site: https://diplomatizzando.blogspot.com
Contato: http://pralmeida.org/contato/
NOTIFICANTE: EDITORA GAZETA DO POVO S.A., pessoa jurídica de direito privado com sede em Curitiba, Estado do Paraná, na Rua Avenida Victor Ferreira do Amaral, 306, Térreo, Tarumã, CEP 82.530-230, devidamente inscrita no CNPJ/MF sob o n°. 76.530.047/0001-29.
A EDITORA GAZETA DO POVO S.A., acima qualificada, vem, através da presente, apresentar NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL, pelos fatos e os fins abaixo descritos:
1. A notificante é proprietária e titular dos direitos do jornal GAZETA DO POVO (impresso e on-line - www.gazetadopovo.com.br).
2. Não obstante às garantias legais de que desfruta, chegou ao nosso conhecimento que V.Sa. vem utilizando, de forma ilegal e SEM a devida autorização da Notificante, conteúdo disponibilizado (matéria) no jornal GAZETA DO POVO (impresso e on-line), conforme se comprova nos links abaixo destacados, de forma exemplificativa:
 Matéria / DIPLOMATIZZANDO /PAULO ROBERTO DE ALMEIDA:
https://diplomatizzando.blogspot.com/2019/03/o-minimo-que-voce-precisa-saber-sobre.html
 Matéria/ GAZETA DO POVO:
https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-minimo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-pensamento-de-olavo-de-carvalho-c68yh8qobcweicwkv32toa0px/
3. Assim, considerando que a referida conduta vai de encontro ao disposto na legislação vigente, fica Vossa Senhoria NOTIFICADA a adotar as seguintes providências:
a) Cesse o uso, no prazo improrrogável de 24 (vinte e quatro) horas, a contar do recebimento da presente notificação, de todo e qualquer material/conteúdo (incluindo, mas não se limitando, à matéria jornalística extraída do jornal Gazeta do Povo, de titularidade da Notificante, sob pena de serem adota[da]s [corrigido PRA] medidas imediatas nas esferas cíveis e penais necessárias para a inibição e reparação do ilícito.
Curitiba, 16 de setembro de 2019.
EDITORA GAZETA DO POVO S.A.
Nome: EDITORA GAZETA DO POVO S.A.
=============
Preâmbulo da postagem de 10/03/2019:

Recebi por meio de uma lista dita liberal de intercâmbio o longo texto abaixo, em relação ao qual recomendo leitura, para as pessoas minimamente interessadas num debate de qualidade. 
O fato de eu considerar Olavo de Carvalho um sofista – uma espécie de baixo clero dos filósofos gregos da Antiguidade – numa me impediu de reconhecer seu valor como pensador, como polemista e como animador de uma necessária resistência contra o marxismo vulgar – ambos fomos marxistas no passado –, contra o gramscismo acadêmico de nossas faculdades de humanidades, contra os perigos do Foro de S. Paulo – uma espécie de Cominform do Partido Comunista Cubano para controlar os partidos de esquerda na AL, nitidamente no comando do PT e de suas políticas – e contra outras bobagens de nossos intelequituais de esquerda. Eu me diverti muito lendo O Imbecil Coletivo, I e II, depois encarei com seriedade O Jardim das Aflições, assim como li, durante muitos anos, seus melhores textos, sobre Merquior, sobre Paulo Freire, sobre Oto Maria Carpeaux e vários outros temas. Só comecei a achar ele um charlatão, quando ele veio com essa paranoia esquizofrênica do antiglobalismo e da luta contra os organismos internacionais, que supostamente estariam engajados numa luta para retirar soberania aos Estados nacionais.
Teve gente que embarcou nessa canoa furada, inclusive o nosso chanceler, que veio com uma patética missão de nos retirar do globalismo, lutar contra uma indefinida "ordem global", e várias outras bobagens do gênero.

Este trabalho de Martim Vasques, que já foi amigo de OC, é uma brilhante análise sobre o seu pensamento.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 10 de março de 2019
==============

Alerta inicial de quem o enviou para a lista: "Apesar de ultimamente achar que o Olavo não passa de um charlatão, vou ler este ensaio do Martim Vasques sobre ele, publicado na Gazeta do Povo (8/03/2019). Em PDF são 61 páginas ou 177 mil caracteres." 

O mínimo que você precisa saber sobre o pensamento de Olavo de Carvalho

Como o filósofo almeja a criação de uma casta espiritual-intelectual que, mais do que ser uma elite, pretende influenciar os rumos da nação no longo prazo

     


[MATERIAL SUPRIMIDO]

Martim Vasques da Cunha é autor dos livros Crise e Utopia – O Dilema de Thomas More (Vide Editorial, 2012) e A Poeira da Glória – Uma (inesperada) história da literatura brasileira (Record, 2015); pesquisador pela FGV-EAESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.